Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/483
Tipo de Obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ESTUDO DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DE REJEITOS GROSSOS E FINOS DE CARVÃO COM VISTAS A DISPOSIÇÃO EM CÂMARAS DE MINAS DE SUBSOLO (BACKFILL)
Autor (es): Bussolo, Cesar
Zanuz, Márcio
Evento: PROJETO FINA LDE CURSO - PFC
Resumo em Português: O melhor aproveitamento das jazidas de carvão mineral do sul de Santa Catarina, operadas em subsolo, é de grande relevância principalmente pela questão econômica. A dificuldade de abertura de novas minas, principalmente por questões ambientais, é outro aspecto que define a importância do assunto. O emprego de rejeitos da mineração de carvão como preenchimento de galerias mineradas (Backfill) melhora o desempenho estrutural dos pilares, diminui significativamente os efeitos de subsidência em superfície e é uma alternativa à disposição superficial em depósitos. No presente estudo foram desenvolvidos traços de concreto com rejeitos de mineração de carvão, agregados miúdos e cimento, moldados corpos de prova e submetidos a ensaios de compressão uniaxial. Um dos resultados obtidos de resistência destas amostras atingiu o valor de 2,60Mpa demonstrando a pertinência de pesquisas futuras acerca do tema.
Palavras-chaves: Backfill. Rejeitos de carvão. Subsidência.
Idioma: Português
Data do documento: 8-Dez-2022
Numero de páginas: 22
Área do Conhecimento: MINERAÇÃO, CARVÃO, REJEITOS
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CESAR BUSSOLO TCC II.pdf821,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.