Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/511
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: A INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DA ÁGUA DE RESFRIAMENTO NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE FRITAS BRANCAS, MATES E TRANSPARENTES
Autor (es): Teixeira, Ana Caroline
Orientador(es): Faraco, Morgana Nuernberg Sartor
Descrição: Artigo de TCC do curso de Engenharia Química.
Resumo em Português: As fritas cerâmicas são materiais vítreos obtidos pela fusão de uma mistura de matérias-primas, seguida de resfriamento brusco, para favorecer sua quebra em pequenos grânulos de vidro. Esse processo de resfriamento normalmente é feito em um tanque com água em temperatura ambiente. Contudo, na literatura não há um conhecimento técnico explícito das reais interferências dessa temperatura nas propriedades do vidrado em questão. Por isso, o presente trabalho tem como propósito o estudo da influência da temperatura da água de resfriamento do processo de fusão de fritas cerâmicas, através de fabricações e análises em escala laboratorial em um forno cadinho de uma indústria de colorifícios da região de Criciúma, Santa Catarina. No procedimento de resfriamento das fritas cerâmicas, cabe citar que foram escolhidas as temperaturas de 5, 26 e 80 °C, a fim de avaliar as características desses vidrados em três diferentes cenários. Após os ensaios realizados de resistência química, fusibilidade, dureza, brilho, opacidade, cor e textura, pode-se concluir que a temperatura da água de resfriamento tem maior influência sobre a dureza do grão das três tipologias de frita em estudo, sendo elas, branca, mate e transparente. Além de que o aumento do percentual desta propriedade gera consequências no aumento da fusibilidade e redução do brilho da frita de tipologia branca. Contudo, cabe citar que em nível de processo industrial é mais viável economicamente trabalhar com uma temperatura ambiente de 26 °C, já que esta pode ser obtida facilmente no meio ambiente.
Palavras-chaves: Frita Cerâmica
Temperatura
Resfriamento
Idioma: Português
Data do documento: 2022
Numero de páginas: 31
Área do Conhecimento: Engenharia Química
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Caroline Teixeira.pdf858,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.