Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/512
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: INFLUÊNCIA DE DIFERENTES PROPORÇÕES DE AREIA RECUPERADA NAS PROPRIEDADES DOS MOLDES E NO ACABAMENTO SUPERFICIAL DO FUNDIDO ATRAVÉS DA RELAÇÃO METAL-MOLDE
Autor (es): Gava, Gabriel Paoletti
Orientador(es): Campos, Débora De Pellegrin
Descrição: Artigo de TCC do curso de Engenharia Química.
Resumo em Português: A utilização de aglomerantes químicos na areia para a produção dos moldes para peças de fundição altera de forma significativa as características dos grãos e molde de fundição. O descarte da areia contaminada por aglomerante químico gera problemas ambientais e a sua reutilização pode amenizar tais problemas e reduzir custos de fabricação. Dessa forma a indústria desenvolveu técnicas de regeneração e recuperação de areia para atenuar tais mudanças e remover parte dos contaminantes. A partir disso, buscou-se relacionar as melhores propriedades de diferentes misturas visando um melhor acabamento aliado a diminuição do descarte de areia contaminada com aglomerante químico. Foi realizada a caracterização das proporções de areia utilizadas nas amostragens a partir das análises de teor de umidade, teor de perda ao fogo, pH, distribuição granulométrica, módulo de finura e teor de finos. A avaliação do acabamento superficial do fundido ocorreu de maneira qualitativa, de forma a observar o conjunto e irregularidades presente na superfície e através de ensaio de rugosidade. Obteve-se defeitos superficiais qualitativos em relação a amostra fundida com 50% de areia recuperada por conta do pH fora do padrão estabelecido. Foi observado a possibilidade de utilizar até 75% de areia recuperada no processo de moldagem sem uma influência significativa no desempenho para as amostras testadas.
Palavras-chaves: Areia de fundição
Caracterização da areia
Acabamento superficial
Rugosidade
Idioma: Português
Data do documento: 2022
Numero de páginas: 30
Área do Conhecimento: Engenharia Química
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Paoletti Gava.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.