Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/514
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ESTUDO DA EFICIÊNCIA DA RESINA ELASTOMÉRICA PARA EFLORESCÊNCIA E INTEMPERISMO EM TINTAS IMOBILIÁRIAS À BASE ÁGUA
Autor (es): Santos, Sabrina dos
Orientador(es): Marques, Carolina Resmini Melo
Descrição: Artigo de TCC do curso de Engenharia Química.
Resumo em Português: No momento atual, as indústrias de tintas apresentam agregado valor para a sociedade, visto seu potencial crescimento e expansão. Devido ao aumento da concorrência, as empresas devem investir em novas tecnologias, matérias-primas e processos para melhorar cada vez mais seus produtos para competir no mercado. As anomalias de eflorescência e intemperismo em tintas são causadas, respectivamente, por sais cristalinos que em contato com o revestimento cerâmico apresenta a aparência de manchas esbranquiçadas, e o desbotamento que ocorre através da exposição as condições climáticas. O presente trabalho tem por objetivo minimizar os defeitos de eflorescência e intemperismo relacionados a tintas imobiliárias à base água, através da mudança de resina acrílica para resina elastomérica. Para tal reformulação, utilizou-se a mesma porcentagem das matérias-primas que são utilizadas na fabricação das tintas atualmente, alterando somente as resinas estudadas, formulado nas cores funghi, verde musgo e vermelho cardinal por serem cores intensas, sendo mais visível as alterações. A avaliação dos casos se deu através dos ensaios realizados de lavabilidade, manchamento, eflorescência, intemperismo natural e do método acelerado por máquina de QUV. Os resultados obtidos foram satisfatórios, comprovando-se que a resina elastomérica se comporta melhor nas questões de eflorescência e intemperismo em contrapartida da resina acrílica. Na lavabilidade apresentou resultados não favoráveis devido a presença de monômero de estireno, porém não é o ensaio determinativo, apenas realizado para fazer um comparativo. Ao ensaio de eflorescência foi identificado maiores manchas com a resina acrílica, conveniente do monômero de estireno, não sendo visível nas amostras com resina elastomérica devido à ausência do mesmo. No manchamento as tintas permaneceram com as mesmas características, não obtendo resultados significativos. Nos testes de intemperismo sendo o natural e o acelerado, obteve-se resultados melhores em ambas com a resina elastomérica conforme identificado nos valores menores e mais próximos de zero de dC (delta de saturação).
Palavras-chaves: Tintas
Resina
Desbotamento
Manchamento
Idioma: Português
Data do documento: 2022
Numero de páginas: 23
Área do Conhecimento: Engenharia Química.
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sabrina dos Santos.pdf488,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.