Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/517
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ENSAIOS ESTÁTICOS E CINÉTICOS PARA A PREVENÇÃO DE DRENAGEM ÁCIDA DE MINAS NA MINERAÇÃO DE CARVÃO COM CINZAS DE TERMOELÉTRICA E AREIA FENÓLICA DE FUNDIÇÃO
Autor (es): Biella, Amanda Casmierchcki
Orientador(es): Campos, Débora De Pellegrin
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: A drenagem ácida de mina é um problema recorrente, principalmente na região sul de Santa Catarina onde está concentrada uma grande área de mineração. Ela é gerada a partir da oxidação de rejeitos de carvão em contato com ar e água, pois são ricos em enxofre na forma de pirita (FeS2) o qual acaba conferindo um baixo pH ao meio. Uma forma de prevenir esse problema é a disposição de aditivos alcalinos nesses rejeitos. Assim o presente trabalho buscou avaliar materiais e os métodos estáticos e cinéticos quanto à eficácia da neutralização de DAM. Para isso foram escolhidas as cinzas de fundo e areia de fundição por serem rejeitos industriais muito presente na região. Os principais ensaios cinéticos determinados foram o potencial de acidez e o potencial de neutralização de cada material pelo método ABA e ABA modificado e em seguida realizados testes cinéticos em células úmidas. Os resultados foram satisfatórios, pois nas proporções de 1:10 de rejeito: cinza e 1:70 de rejeito: areia, o problema de geração de drenagem ácida de mina pode ser minimizado, conferindo maior pH e liberando menos metais a água lixiviada.
Palavras-chaves: Drenagem ácida de mina
Rejeito de carvão
Areia de fundição
Cinzas de fundo
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2020
Numero de páginas: 27
Área do Conhecimento: Engenharia Química
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Casmierchcki Biella.pdf408,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.