Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/544
Tipo de Obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA INSTALAÇÃO DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM UMA RESIDÊNCIA COM PADRÃO DE CONSUMO MENSAL MÉDIO DE 450 kWh
Autor (es): Sangaletti, Larissa Carol
Carvalho, Breno Elias Bretas de
Evento: Trabalho de conclusão de curso
Resumo em Português: Com o aumento populacional e a elevação do consumo dos recursos naturais no mundo, verificou-se a necessidade de debater as questões energéticas e investir em soluções renováveis. Desta forma, o trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade técnica e econômica de um sistema fotovoltaico residencial conectado à rede elétrica de energia, que tenha capacidade de suprir a demanda energética da residência durante todo o ano. Para tal, foram analisados todos os parâmetros pertinentes para a instalação e dimensionamento desse tipo de sistema. Após serem definidos os tipos de módulo e inversor mais adequados ao projeto, foram realizadas as simulações através do software SAM, a fim de estimar a geração de energia no local de estudo. Além disso, foi realizada uma análise de sombreamento para verificar a influência de obstáculos que afetam a produtividade do sistema gerando perdas e, com isso, minimizá-las da melhor forma possível. Como resultado, foi proposta a instalação do sistema com 8 módulos, totalizando uma potência de 4,2 kW. Os resultados obtidos com a análise demonstram que 100% do consumo da residência poderá ser integralmente suprido com a implementação do sistema. O custo para este investimento foi calculado em R$ 19.359,60 com um retorno de investimento (payback) de aproximadamente 9 anos.
Palavras-chaves: Geração distribuída
Conversão de energia
Sistema fotovoltaico residencial
Idioma: Português
Data do documento: 2-Dez-2022
Numero de páginas: 24
Área do Conhecimento: Engenharia Elétrica
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II Larissa Sangaletti - Versão Final.pdf738,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.