Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/560
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS PARA SOLUCIONAR FRESTAS RESULTANTES DE DILATAÇÃO TÉRMICA EM PERFIL DE MATERIAL POLIMÉRICO RECICLADO
Autor (es): Inacio, Luiz Fernando Feltrim
Orientador(es): Marcello, Reginaldo Rosso
Descrição: Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade SATC, como requisito parcial à obtenção do título de Engenheiro Mecânico.
Resumo em Português: Molduras e decorações residenciais sofrem constante mudanças para suprir necessidades do público alvo. Há um leque de materiais possíveis para a modelagem e produção do solicitado. Porém, por se tratar de um produto aparente em locais onde os detalhes são perceptíveis, não se pode deixar que o meio proporcione mudanças na geometria do produto. Com isso, o presente trabalho aborda a pesquisa e o desenvolvimento de uma nova composição do material de rodapés. Este material necessita ser de matriz polimérica reciclada, então selecionou-se materiais para serem aditivos de reforço para redução do coeficiente de dilatação do rodapé utilizado. Após, foi homogeneizado e peletizado os materiais em mistura mecânica através de uma extrusora monorosca. Com as formulações preparadas, injetou-se CP para ensaios de tração, dilatação e análise térmica. Como resultado, obteve-se 18 formulações para estudo e caracterização proposta das misturas. Os materiais de adição, de acordo com a porcentagem utilizada, influenciaram diretamente nos resultados de tração. Este resultado, foi um guia para seleção das formulações para análise térmica e realização do ensaio dilatométrico. As formulações que podem suprir o problema são as com maiores teores de adições de cargas, pois mesmo com resistências mecânicas reduzidas ainda suportam as tensões usais solicitadas.
Palavras-chaves: Compósito
Polímero
Dilatação Térmica
Ensaios; Molduras
Idioma: Português
Data do documento: Jul-2020
Numero de páginas: 40
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Fernando Feltrim Inacio T.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.