Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/580
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: O JORNALISMO CIENTÍFICO E OS VALORES-NOTÍCIA: UMA ANÁLISE DA SÉRIE “PARADA OBRIGATÓRIA – VENCENDO A ANSIEDADE”, DO PROGRAMA FANTÁSTICO DA REDE GLOBO
Autor (es): Maciel, Eduardo Alves
Orientador(es): Burigo, Lize
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: O presente artigo tem como objetivo identificar os valores-notícia com base no jornalismo científico, da série exibida no programa dominical da Rede Globo, Fantástico. Desse modo, a pesquisa tem no desenvolvimento cinco capítulos, sendo separados da seguinte forma: Jornalismo e Entretenimento, tendo como autores de embasamento Souza (2008); Berger, Tavares (2008); Silva (2005); Oliveira (2010); Ferreira (2014) e Gomes (2009). Infotenimento, com base em Dejavite (2007); Gutmann, Santos e Gomes (2008). Jornalismo Científico, com base nos autores Burkett (1990); Melo (2003); Dejavite (2006). Jornalismo Científico e Saúde, com embasamento em Passoni (2015). Valor-Notícia do Jornalismo Científico com base no autor Burkett (1990). Na sequência foi realizada a análise de duas reportagens exibidas no mês de dezembro de 2020 no programa global. A pesquisa realizada é de natureza básica de abordagem qualitativa, pois seus resultados são subjetivos, e é exploratória em relação ao seu objetivo. Pode-se concluir que o infotenimento não é algo novo, e que não se caracteriza como novo gênero jornalístico. Além disso, com relação ao jornalismo científico, abrangendo as pautas relacionadas à saúde, conclui-se que cada vez mais os telespectadores querem ler, ouvir e ver notícias sobre o tema. Na proposta de análise identificou-se que por se tratar de um assunto com interesse público, houve valor-notícia suficiente para sua exibição, sendo que foram identificados sete dos 11 valores-notícia listados por Burkett (1990), sendo Impacto, Significado e Necessidade de Sobrevivência os mais utilizados. Por fim, o estudo conclui que o contato da mídia e as vozes especializadas estão cada vez mais próxima do interesse público, principalmente quando são pautas relacionadas à saúde.
Palavras-chaves: Jornalismo Científico
Infotenimento
Valores-notícia
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2021
Numero de páginas: 26
Área do Conhecimento: Jornalismo Científico
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo Alves Maciel.pdf322,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.