Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/587
Tipo de Obra: | Artigos (TCC) |
Título: | A CRIAÇÃO DE UM BRINQUEDO PEDAGÓGICO PARA AUXÍLIAR A CRIANÇA DEFICIENTE VISUAL EM SALA DE AULA |
Autor (es): | Fraga, Filipe Pacheco |
Orientador(es): | Vicentin, Rodrigo Casteller |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso. |
Resumo em Português: | O objetivo deste artigo é desenvolver um brinquedo pedagógico acessível para deficiente visual de modo a promover a interação do aluno em sala de aula. O brinquedo tem a função de estimular o sentido do tato. Para o desenvolvimento do projeto fez-se necessária a utilização da metodologia proposta por Löbach (2001) a qual fala que o processo criativo é dividido em quatro etapas, são eles: preparação, geração, avaliação e por último realização. Através desta metodologia foi possível desenvolver o brinquedo com 26 peças de cada letra do alfabeto. Com o auxílio do sistema em braile, o protótipo foi desenvolvido em MDF, para auxiliar a criança totalmente cega ou com baixa visão. O produto foi aplicado e validado, seus resultados foram positivos e se mostraram relevantes de acordo com os testes realizados, bem como para os objetivos propostos nesta pesquisa. |
Palavras-chaves: | Sistema em Braile Brinquedo pedagógico Deficiência visual |
Idioma: | Português |
Data do documento: | Dez-2017 |
Numero de páginas: | 27 |
Área do Conhecimento: | Design Gráfico |
Aparece nas coleções: | Artigo de TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Filipe Pacheco Fraga.pdf | 639,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.