Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/587
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: A CRIAÇÃO DE UM BRINQUEDO PEDAGÓGICO PARA AUXÍLIAR A CRIANÇA DEFICIENTE VISUAL EM SALA DE AULA
Autor (es): Fraga, Filipe Pacheco
Orientador(es): Vicentin, Rodrigo Casteller
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: O objetivo deste artigo é desenvolver um brinquedo pedagógico acessível para deficiente visual de modo a promover a interação do aluno em sala de aula. O brinquedo tem a função de estimular o sentido do tato. Para o desenvolvimento do projeto fez-se necessária a utilização da metodologia proposta por Löbach (2001) a qual fala que o processo criativo é dividido em quatro etapas, são eles: preparação, geração, avaliação e por último realização. Através desta metodologia foi possível desenvolver o brinquedo com 26 peças de cada letra do alfabeto. Com o auxílio do sistema em braile, o protótipo foi desenvolvido em MDF, para auxiliar a criança totalmente cega ou com baixa visão. O produto foi aplicado e validado, seus resultados foram positivos e se mostraram relevantes de acordo com os testes realizados, bem como para os objetivos propostos nesta pesquisa.
Palavras-chaves: Sistema em Braile
Brinquedo pedagógico
Deficiência visual
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2017
Numero de páginas: 27
Área do Conhecimento: Design Gráfico
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Filipe Pacheco Fraga.pdf639,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.