Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/593
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ESTUDO DO IMPACTO DA VARIAÇÃO DA RELAÇÃO DE TEOR DE HIDROXILA E DE ISOCIANATO NO DESEMPENHO DE UM VERNIZ A PARTIR DE UMA RESINA ACRÍLICA HIDROXILADA COM ALTO TEOR DE NÃO VOLÁTEIS
Autor (es): Cardoso, Guilherme da Silva
Orientador(es): Neves, Josiane da Rocha Silvano das
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: Testes de novas resinas e tintas são estudadas a todo momento, seja por investimento em novas tecnologias ou a necessidade de redução de custo. A pandemia do Covid-19 impactou fortemente o mercado, tornando-o mais competitivo. Diante disso, o presente artigo estuda o impacto da variação da relação de teor de hidroxila e isocianato em um verniz, o qual foi preparado a partir de uma resina com alto teor de não-voláteis associado a um catalisador isocianato. O presente estudo apontou os impactos que o aumento do teor de isocianato causa no verniz, em ensaios realizados como: aspecto de filme úmido, secagem, pot life, dureza, brilho, espessura, resistências química, mecânica e abrasão, além da aderência em corte cruzado. O aumento de catalisador isocianato nas misturas, revela que há um aumento em dureza, espessura, aderência e nas resistências, não demonstrou nenhuma variação expressiva nos ensaios de pot life, porém notou-se a diminuição do brilho. Contudo, nos ensaios de aspecto de filme úmido obteve-se um aspecto denominado casca de laranja, provável interação entre superfície (primer) e relação de solventes utilizados na diluição.
Palavras-chaves: Resina
Desempenho
Caracterização
Bicomponente
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2022
Numero de páginas: 29
Área do Conhecimento: Engenharia Química
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme da Silva Cardoso.pdf787,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.