Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/597
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: SEMIÓTICA E CULTURA: análise dos códigos visuais nas cartas de Yu-Gi-Oh! Trading Card Game do oriente para o ocidente
Autor (es): Souza, Gustavo Trento de
Orientador(es): Medeiros
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: Este artigo científico tem como objetivo analisar pelo viés semiótico um grupo de cartas do Yu-Gi-Oh! Trading Card Game que foram alteradas por serem consideradas ofensivas ao serem lançadas no mercado ocidental, visto sua origem oriental, e dissertar quanto aos resultados obtidos. Os conceitos para familiaridade com o tema se dispuseram ao longo dos estudos de Cuche (2002), Santos (2006) e Lótman (1990) nas relações culturais entre indivíduos e de Peirce (2010) e Santaella (2002) na a área de semiótica e de análise sígnica. Com esses estudos pode ser interpretada a relação da cultura com a impossibilidade de relacionamento das ideias em meio ao cardgame e se busca delimitar qual a razão necessária para a diferenciação dos códigos das cartas. Esse trabalho busca observar criteriosamente as mudanças visuais realizadas nas cartas e checar se as alterações impactam na construção de significado, com a geração de material teórico e, assim como um signo, que possa ser novamente aplicado e gere um lucro criativo diferente. A abordagem metodológica apresentada serve como caminho para análise e resultado das discussões de diferenças representativas entre as cartas do oriente para o ocidente.
Palavras-chaves: Semiótica
Cartas
Yu-Gi-Oh! Trading Card Game
Contexto
Cultura
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2021
Numero de páginas: 35
Área do Conhecimento: Design Gráfico
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo Trento de Souza.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.