Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/623
Tipo de Obra: Relatório de Estágio
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM PROCEDIMENTO PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE RETALHOS DE CHAPAS CORTADAS VIA CORTE CNC NUMA EMPRESA METAL MECÂNICA
Autor (es): Rolt, Lucas Zanoni de
Orientador(es): Piacentini, Samuel Gustavo
Descrição: Relatório final de estágio supervisionado.
Resumo em Português: Máquina de corte a plasma e laser CNC são amplamente utilizadas na indústria metal mecânica e empresas que realizam muitos cortes mensalmente, que trabalham com a venda desse serviço deveriam ter um sistema que controle o estoque de retalhos e organize as peças para o corte. Sistema como esse nem sempre são viáveis para todas as empresas. No caso da Metalser, os cortes são realizados com menos frequência e a venda desse serviço não é a principal prioridade, mas sim a utilização interna da máquina de corte a plasma CNC para fabricação de equipamentos. Um sistema que organize o corte das peças e estoque de retalhos não seria viável devido ao baixo fluxo de venda desse serviço. Porém o fato de que reaproveitar as chapas ou retalhos é um passo muito importante para que os custos sejam diminuídos juntamente com o desperdício dos retalhos. Dessa forma um procedimento manual, que envolve uma codificação, uma pasta de arquivos dentro de um servidor e uma planilha foi desenvolvido. Assim, um estoque de retalhos identificados e desenhados facilita a utilização pelo projetista, para que designe um plano de corte para as peças. O controle desse estoque é essencial para o funcionamento do procedimento e com isso houve problemas para implementação. Mas soluções foram apresentadas para que o procedimento seja implementado e dê resultados.
Máquina de corte a plasma e laser CNC são amplamente utilizadas na indústria metal mecânica e empresas que realizam muitos cortes mensalmente, que trabalham com a venda desse serviço deveriam ter um sistema que controle o estoque de retalhos e organize as peças para o corte. Sistema como esse nem sempre são viáveis para todas as empresas. No caso da Metalser, os cortes são realizados com menos frequência e a venda desse serviço não é a principal prioridade, mas sim a utilização interna da máquina de corte a plasma CNC para fabricação de equipamentos. Um sistema que organize o corte das peças e estoque de retalhos não seria viável devido ao baixo fluxo de venda desse serviço. Porém o fato de que reaproveitar as chapas ou retalhos é um passo muito importante para que os custos sejam diminuídos juntamente com o desperdício dos retalhos. Dessa forma um procedimento manual, que envolve uma codificação, uma pasta de arquivos dentro de um servidor e uma planilha foi desenvolvido. Assim, um estoque de retalhos identificados e desenhados facilita a utilização pelo projetista, para que designe um plano de corte para as peças. O controle desse estoque é essencial para o funcionamento do procedimento e com isso houve problemas para implementação. Mas soluções foram apresentadas para que o procedimento seja implementado e dê resultados.
Palavras-chaves: Corte plasma
Metalúrgica
CNC
Retalhos
Chapas
Idioma: Português
Data do documento: Jul-2020
Numero de páginas: 17
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Relatório de Estágio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Zanoni De Rolt.pdf613,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.