Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/663
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ESTUDO DAS VARIÁVEIS QUE COMPROMETEM O RENDIMENTO ACABADO EM TINTAS IMOBILIÁRIAS ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO
Autor (es): Silva, Isadora da
Orientador(es): Melo, Aline Resmini
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: O presente estudo teve como objetivo analisar resultados de ensaios laboratoriais em uma Empresa no setor de tintas imobiliárias, sendo ela, pertencente ao Programa Setorial de Qualidade. Para avaliação do sistema de medição presente na indústria, realizou-se os seguintes ensaios: Determinação da Massa Específica de Tintas para Edificação não Industriais e Determinação do Poder de Cobertura de Tinta Seca e Rendimento Teórico. Os testes foram realizados em lotes específicos de tinta acrílica Premium branca, com intuito de avaliar a repetitividade e estabilidade. Através dos resultados dos ensaios, implementou-se técnicas estatísticas como por exemplo, tratamento de dados, Escore-Z e cartas de controle, por meio dessas técnicas tornou-se possível avaliar a repetitividade de um ensaio juntamente com o operador responsável e a influência de características físicas no ensaio perante um período estimado. O trabalho realizado indicou através do escore Z que a maioria dos resultados foram satisfatórios, demonstrando que o método utilizado e o operador responsável apresentaram uma boa repetitividade. O escore Z apresentou quatro resultados satisfatórios e apenas um questionável, sendo que a partir desse resultado questionável foi possível encontrar as variáveis de processo. Para estabilidade no primeiro momento o estudo indicou a inexistência de relação entre a variação da viscosidade e a variação do rendimento acabado, no segundo momento através das cartas de controles foram encontradas as causas comuns e causas especiais. Com o conhecimento das variáveis, as causas comuns serão controladas e as especiais eliminadas, garantindo uma maior qualidade no processo por meio de uma análise estatística.
Palavras-chaves: Repetitividade
Estabilidade
Cobertura
Rendimento
Premium
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2021
Numero de páginas: 21
Área do Conhecimento: Engenharia Química
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isadora da Silva.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.