Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/690
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO DE DESLOCAMENTO PARA UM FANTOMA PULMONAR UTILIZANDO O MÉTODO DE ANÁLISE DE FORMA DE DEFLEXÃO OPERACIONAL
Autor (es): Freitas, André Felipe Belloli
Orientador(es): Curi, Elvys Isaías Mercado
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: A correção de erros provenientes da respiração de um paciente fazendo um exame de tomografia pelo método de impedância elétrica (TIE) é realizada através da aplicação de um sistema de instrumentação para coletar os dados e analisá-los através do método de análise de forma de deflexão operacional (ODS), utilizando quatro acelerômetros e um algoritmo computacional que correlaciona o deslocamento decorrente da respiração do paciente em função do tempo. O diagnóstico confiável para fornecer o oxigênio a pacientes com a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) é imprescindível para seu tratamento em unidades de tratamento intensivo (UTIs), logo erros relacionados a formação de imagem da infusão de oxigênio nos pulmões do indivíduo tem consequências diretas a sua melhora. O método de ODS correlaciona os deslocamentos que ocorrem em diversos pontos, permitindo observar os pontos em movimento espacial, determinando o quanto a respiração humana pode afetar o local de onde a tomografia forma sua imagem por instante. Foi então utilizado um fantoma de um pulmão humano que funciona através de um sistema pneumático, onde foram colocados acelerômetros com o objetivo de observar o deslocamento de cada ponto em função do tempo, propondo como possível solução para o erro proveniente o algoritmo criado para calibrar os aparelhos antes que sejam colocados no paciente, contabilizando esse deslocamento proveniente de sua respiração. Os dados coletados com acelerômetros que funcionam acima de 4 Hz não foram tão conclusivos quanto outros métodos de medição, visto que a respiração do paciente se encontra normalmente abaixo de 1 Hz, sugerindo-se a utilização de outro tipo de sensor para inserção de dados de entrada no algoritmo. Com isso, foram utilizados no algoritmo como dados de entrada uma coleta de sensores indutivos montados ao fantoma, obtendo-se os resultados do comportamento do algoritmo, propondo uma correção preliminar, porém eficaz na formação de imagem.
Palavras-chaves: Tomografia
Instrumentação
ODS
Fantoma
Respiração
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2020
Numero de páginas: 26
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
André Felipe Belloli Freitas.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.