Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/693
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE USINAGEM SOBRE A RUGOSIDADE SUPERFICIAL DO AÇO SAE 1045 NO PROCESSO DE TORNEAMENTO
Autor (es): Matos, Carlos Eduardo da Rosa de
Orientador(es): Milanez, Alexandre
Descrição: Artigo de TCC do curso de Engenharia Mecânica.
Resumo em Português: A rugosidade da superfície é um fator importante a ser considerado na usinagem de peças, pois afeta diretamente a qualidade do acabamento e a funcionalidade dos produtos. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência dos parâmetros de usinagem na rugosidade superficial de barras cilíndricas de SAE 1045 submetidas ao processo de torneamento. Utilizando a metodologia de planejamento experimental (DOE), foram obtidas 16 combinações de fatores diferentes, analisadas suas interações e seu impacto sobre o acabamento superficial de cada barra usinada. Os fatores de usinagem analisados foram: avanço, velocidade de corte, comprimento usinado e tipo de inserto. Com base no DOE, foram realizadas duas análises fatoriais: uma que avaliou a influência dos fatores sobre a rugosidade superficial e outra que analisou a influência sobre o índice IR que relaciona os valores de rugosidade obtidos experimentalmente com o valor de rugosidade teórica. Com base nas análises fatoriais o fator que mostrou maior impacto sobre a rugosidade superficial foi o avanço em ambas. Observou-se que menores valores de rugosidade Ra foram alcançados com avanços menores, porém por outro lado, teve impacto negativo para a eficiência do processo de torneamento no índice IR, uma vez que resultou em uma rugosidade substancialmente maior do que a rugosidade teórica. A utilização de velocidades de corte mais altas contribuiu para uma melhora no acabamento superficial.
Palavras-chaves: Torneamento, Avanço, Velocidade de corte, Rugosidade.
Idioma: Português
Data do documento: 23-Jun-2023
Numero de páginas: 22
Área do Conhecimento: Usinagem
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Eduardo da Rosa de Matos - TCC2.pdf851,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.