Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/695
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE VENTILAÇÃO PARA O LABORATÓRIO DE TRIBOLOGIA DA UNISATC
Autor (es): Inacio, Fábio Fernandes
Orientador(es): Righeto, Guilherme Bampi
Descrição: Criação de sistemas de ventilação para o laboratório de tribologia, que abrange o equipamento tribometro de borracha de areia seca que necessita de um sistema de ventilação local , a criação de uma cabine de preparação com sistema de ventilação local para manuseio do poluente e uma ventilação diluidora geral, melhorando a circulação de ar no ambiente.
Resumo em Português: Diversos são os fatores que podem impactar negativamente na saúde dos trabalhadores, desta forma meios de tornar os ambientes de convivência seguros têm sido temas de pesquisas relacionadas à saúde ocupacional. Ambientes fechados com poluição interna estão dentre os locais de risco observados e ao mesmo tempo abrangem outras realidades. No meio acadêmico, o estudo da tribologia possibilita compreender o comportamento da fricção, desgaste e lubrificação de sistemas mecânicos, entretanto a manipulação da matéria prima e a poeira criada durante os ensaios podem proporcionar riscos a funcionários e alunos. Diante deste problema fez-se necessário idealizar uma solução que auxiliasse na remoção destes resíduos. Buscou-se com este trabalho propor um sistema de ventilação mecânica para remover o particulado e a poeira gerada durante a utilização do laboratório de tribologia do centro universitário UNISATC. Desta forma os componentes para a ventilação local e geral diluidora foram dimensionados a fim de apresentar eficiência e baixo custo de confecção. Para isto foram efetuados ensaios granulométricos com a areia que escoa entre o corpo de prova e a roda de borracha e medições do ambiente analisado. Os valores obtidos foram então utilizados para o dimensionamento da cabine de preparação, tubulação e captores. As dimensões do ciclone foram baseadas em uma metodologia de cálculo de ciclone com base na eficiência, contudo fez-se necessário reduzir a escala do mesmo, o que possibilitou a escolha de um modelo disponível no mercado. A escolha do ventilador foi realizada através da análise do ponto de operação com base na intersecção das curvas do sistema com o equipamento. A planta deste projeto e orçamento acessível possibilitaram a aprovação para a implantação no laboratório de tribologia, onde os trabalhos de montagem foram montados.
Palavras-chaves: Sistema de Ventilação
Ventilação Geral Diluidora
Contaminantes
Ventilação Local Exaustora
Idioma: Português
Data do documento: 22-Jun-2023
Numero de páginas: 30
Área do Conhecimento: ventilação industrial
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIO INACIO TCC II DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE VENTILAÇÃO PARA O LABORATÓRIO DE TRIBOLOGIA.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.