Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/697
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ANÁLISE ESTRUTURAL DA VIGA PRINCIPAL DE PONTES ROLANTES BIVIGAS
Autor (es): Alves, Douglas Francisco
Orientador(es): Salvador, Jose Luiz
Descrição: Trabalho de conclusão de curso em Engenharia Mecânica, com ênfase na análise das estruturas de vigas principais de pontes rolantes, abordando os aspectos relacionados à resistência e estabilidade.
Resumo em Português: As pontes rolantes desempenham um papel crucial em uma ampla gama de setores industriais, devido à sua capacidade de mover cargas pesadas de forma eficiente e segura. Lidando com cargas pesadas, é necessário que sejam dimensionadas adequadamente para garantir a segurança durante a operação. O dimensionamento envolve a consideração de vários fatores, como a capacidade de carga, o alcance da ponte rolante, a altura de elevação e outros parâmetros relevantes. O presente trabalho tem por finalidade realizar uma análise estrutural de pontes rolantes bivigas, com foco na análise da viga principal. Foram empregados cálculos analíticos fundamentado em fórmulas e teorias da mecânica estrutural. Em suma, o objetivo de realizar os cálculos para a análise da viga principal de pontes rolantes foi alcançado com sucesso. Um destaque importante foi a abordagem da verificação da flambagem local. Foi constatado que atender ao critério da flecha admissível demanda o uso de dimensões maiores para a seção. Aumentar a altura da viga principal se mostra a forma mais eficiente de reduzir a flecha máxima e garantir que esteja abaixo do limite admissível. As tensões de cisalhamento obtidas foram consideravelmente inferiores à tensão de cisalhamento admissível, demonstrando que não representam um fator relevante para o dimensionamento.
Palavras-chaves: Ponte rolante
Análise viga principal
Flambagem local
Idioma: Português
Data do documento: 21-Jun-2023
Numero de páginas: 30
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica, Ciências Exatas
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II FINAL - DOUGLAS F ALVES.pdf440,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.