Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/704
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO DO COEFICIENTE DE ATRITO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS AUTOMATIZADO COM INTERNET DAS COISAS (IoT)
Autor (es): Silva, Lucas Januário da
Orientador(es): Curi, Elvys Isaias Mercado
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: O escorregamento por causa do baixo coeficiente de atrito em pisos cerâmicos é um risco que pode acontecer em pisos lisos, em condições de uso em seco ou úmido, isto pode produzir situações desconfortáveis, danos à saúde e até fatalidades. Por isso é de suma importância o controle do coeficiente de atrito não deve inferior ao valor de 0,4. Para avaliar o coeficiente de atrito de pisos cerâmicos existem diferentes sistemas de medição, os mais comuns e práticos são os portáteis, por permitir a medição em qualquer ambiente. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um equipamento que realize as medições do coeficiente de atrito de pisos cerâmicos considerando a norma NBR 18818 da ABNT. O aparelho produzido tem como características ser de baixo custo, de fácil manuseio e moderno, com capacidade de transmitir os dados usando os recursos da internet das coisas (IoT) de forma rápida e confiável. O desenvolvimento foi realizado aplicando conceitos de Benchmarking, foi avaliado produtos, serviços e práticas de outros criados para estas medições. Na sequência foi realizada a seleção de componentes, desenho em SolidWorks e a programação foi feita na plataforma Arduino IDE. Os dados coletados da medição de coeficiente de atrito em alguns pisos cerâmicos foram analisados no software Excel, onde foi comparado com o equipamento de medição modelo Tortus, para sua validação. O equipamento desenvolvido mostrou uma resultados próximos, sendo sua execução de forma simples e rápida.
Palavras-chaves: Cerâmicos
Coeficiente de atrito
Internet das coisas (IoT)
Medições
Tortus
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2021
Numero de páginas: 30
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Januário da Silva.pdf930,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.