Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/705
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ANÁLISE DO PROCESSO DE SOLDAGEM DE REPARO DE PEÇAS COM ÊNFASE NA ÁREA TERMICAMENTE AFETADA DO AÇO AR 415 PERFIL L
Autor (es): Frezza, William
Orientador(es): Daleffe, Anderson
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: O processo de reparo de peças utilizando a soldagem figura como um dos métodos mais usados no ramo metalmecânico. A soldagem possui um enorme destaque, pois mesmo apresentando vários problemas como a falta de penetração, porosidade e trincas causadas pela alta influência térmica, ainda é a melhor maneira de tornar um produto não conforme em aceitável ao uso desejado. Em termos de qualidade e facilidade de uso, o procedimento MAG semiautomático se posiciona a frente no cenário nacional, em conjunto, o processo MAG robotizado busca padronizar a aplicação e melhorar a soldabilidade. Desta maneira, este trabalho busca a comparação dos processos MAG semiautomatizado e robotizado nas zonas termicamente afetadas, partindo de análises microestruturais e propriedades mecânicas, visando validar o método de reparo em peças fabricadas em aço carbono NBR 7007 AR 415 perfil L. Em ambos os ensaios foram utilizados o método MAG, onde para o processo robotizado a tocha foi conduzida por um robô cartesiano. O estudo do processo de soldagem de reparos de peças apresenta a importância da utilização de uma correta amperagem. Os resultados mostram a influência do aporte térmico na formação de grãos na ZTA e defeitos de fusão presentes na região, também destaca o processo MAG semiautomático com resultados mecânicos melhores comparados a parametrização MAG robotizado.
Palavras-chaves: Soldagem
Reparos
ZTA
MAG semiautomático
MAG robotizado
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2021
Numero de páginas: 25
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
William Conti Frezza.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.