Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/714
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ANÁLISE COMPARATIVA DO COMPORTAMENTO TRIBOLÓGICO DOS REVESTIMENTOS METÁLICOS WC-CoCr E STELLITE 6 FABRICADOS POR ASPERSÃO TÉRMICA - HVOF
Autor (es): Rosso, Lauro Bristot
Orientador(es): Cavaler, Luiz Carlos de Cesaro
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: Na indústria cerâmica o desgaste por contato tribológico está presente em boa parte do processo fabril. Um exemplo trata do desgaste ocorrido em válvulas rotativas, situada na descarga dos filtros de manga. Atualmente este componente recebe revestimento por cromo duro, que além de ser um processo ineficiente, necessitando de um alto consumo de energia, possui um agravante, seu processamento requer um tratamento físico-químico antes de seu descarte, por gerar efluentes cancerígenos, como o cromo hexavalente. Diante das circunstâncias, métodos de revestimentos alternativos vêm sendo estudados, a fim de substituir a eletrodeposição de cromo duro. A aspersão térmica por HVOF se destaca, possuindo resultados satisfatórios, aplicando-se revestimentos a partir da deposição do material em pó por uma tocha. Assim, nesta pesquisa, as ligas de WC-CoCr e Stellite 6, foram aspergidas a partir do método HVOF e foram comparadas com um terceiro material revestido por cromo duro. Os revestimentos foram submetidos ao ensaio abrasivo de acordo pela norma ASTM G65 (roda de borracha e areia), obtendo-se resultados de perda de volume e taxa específica de desgaste. Durante os ensaios também foram coletados valores de rugosidade da superfície desgastada. A partir dos resultados o revestimento aspergido por HVOF se mostrou mais eficaz com a liga WC-CoCr, com apenas 1,653 mm³ de volume perdido, enquanto a eletrodeposição de cromo obteve 3,18 mm³. Ao contrário da liga Stellite 6, que durante os testes teve perdas significativas do revestimento, por má aderência a superfície do material revestido. Conclui-se que nem todas as ligas possuem os mesmos parâmetros de deposição, se tornando ineficazes em determinados processos de desgaste.
Palavras-chaves: Válvula rotativa
HVOF
WC-CoCr
Stellite 6
Cromo duro
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2020
Numero de páginas: 27
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lauro Bristot Rosso.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.