Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/717
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ANÁLISE DE ADEQUAÇÃO À NR-12 APLICADA A UM TORNO CONVENCIONAL COM ÊNFASE AOS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA AUTOMAÇÃO
Autor (es): Ronchi, João Vitor de Souza
Orientador(es): Ronchi, Franciele Peruchi
Descrição: O principal objeto de estudo deste trabalho é a análise e a adequação de um torno convencional com ênfase na automação elétrica, conforme NR-12. Associado à esta verificação, também foi apresentado uma sequência de passos, comumente chamada de checklist, que pode ser adotado por uma fiscalização interna da própria empresa.
Resumo em Português: O número crescente de acidentes de trabalho, associado ao baixo nível de segurança dos equipamentos, tem se tornado frequente principalmente nos ambientes industriais. Neste contexto, a norma NR-12 trata das diretrizes para o estabelecimento de medidas que protegem a integridade física dos trabalhadores, estabelecendo requisitos mínimos de segurança nos maquinários industriais. Um dos equipamentos mais tradicionais e com ampla utilização na indústria são os tornos convencionais. Desta forma, o presente trabalho faz a análise da adequação de um torno convencional aos parâmetros da norma, apresentando principalmente a relação entre a engenharia aplicada em itens de automação e a segurança de máquinas. Analisando os itens utilizados e a função exercida por cada um destes, obtiveram-se resultados que comprovam o aprimoramento da adequação e a melhoria dos níveis seguros de trabalho necessários.
Palavras-chaves: Adequação NR-12; Automação; Torno convencional; Segurança.
Idioma: Português
Data do documento: 21-Jun-2023
Numero de páginas: 31
Área do Conhecimento: Automação industrial na NR-12
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOÃO VITOR RONCHI.REV1.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.