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Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE ELÁSTICA DE ROLOS DE IMPACTO APLICADOS EM CORREIAS TRANSPORTADORAS
Autor (es): Marques, Jozias
Curi, Elvys Isaías Mercado
Evento: Defesa de TCC
Resumo em Português: Os rolos de impacto aplicados em correias transportadoras são itens que reduzem as forças de impacto ocasionadas pela queda do material transportado e prevenindo a quebra prematura, prolonga a vida útil dos rolamentos e preserva a vida útil das correias. Existem métodos como o indicado na CEMA para a força de queda em um rolo de impacto, dentre as fórmulas do método se exige a constante elástica do rolo, valor específico de cada fabricante. O objetivo deste trabalho é encontrar a constante elástica, e estudar o comportamento com espessuras de borracha diferentes. Para avaliar tais resultados, foi desenvolvido uma bancada, que consiste em aplicar rolos de impacto revestido e sem revestimento e instalados sobre uma base fixa, e na parte superior e no centro do rolo há um sistema que permite a queda de uma massa de 3,588 kg sobre o rolo. A bancada foi instrumentada com sensores de aceleração e sensor de distância laser. Os ensaios consistem em elevar uma carga a diferentes alturas de queda, e os sensores coletam dados relacionados ao impacto. As respostas dinâmicas fornecem dados de vibração e amortecimento, onde posteriormente foram utilizados para calcular as forças resultantes e a constante elástica. Os rolos grande e pequeno apresentaram uma constante elástica semelhante variando entre 150 à 200 kg/cm, valor próximo de 200 e 178 kg/cm encontrados da CEMA e Rulmeca, o rolo pequeno apresentou uma variação excessiva devido o menor tempo de impacto ficando entre 160 à 290 kg/cm enquanto o rolo sem revestimento ficou entre 1000 à 1500 kg/cm valor também próximo de 1000 kg/cm da Rulmeca. Finalmente será possível dimensionar os rolos de impacto com a constante elástica que realmente representa o rolo.
Palavras-chaves: Correia transportadora
Constante elástica
Força de impacto
Idioma: Português
Data do documento: 23-Jun-2023
Numero de páginas: 29
Área do Conhecimento: Engenharia mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

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