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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Diego Luiz da Luz de-
dc.contributor.authorCosta, Marina de Souza-
dc.date.accessioned2023-07-05T23:26:05Z-
dc.date.available2023-07-05T23:26:05Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/725-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso.pt_BR
dc.description.abstractMuitas são as pesquisas direcionadas para o aumento da eficiência de aeronaves em geral, do ponto de vista aerodinâmico esse aspecto tende a ser corrigido por meio da minimização das componentes que resultam na força de arrasto. Dispositivos de ponta de asa são frequentemente utilizados em aeronaves comerciais, estes se comportam como uma barreira contra o fluxo transversal nas pontas das asas e contribuem para a redução da componente de arrasto induzido. O trabalho busca desenvolver o projeto de um conjunto de end plates, que serão acoplados a uma aeronave destinada a competição SAE Brasil AeroDesign, com o objetivo de aumentar a eficiência aerodinâmica por meio da redução de arrasto. Para a avaliação de eficiência do dispositivo, verificou-se analiticamente o seu desempenho, em seguida as asas com e sem o conjunto foram simuladas em diferentes ângulos de ataque utilizando o software de simulação fluidodinâmica Ansys. Os resultados das simulações indicam que a asa com o conjunto de end plates possui uma eficiência melhor quando comparada com a asa sem este dispositivo, além de outras características relacionadas ao voo, como o aumento de cerca de 5% no coeficiente de sustentação da aeronave.pt_BR
dc.format.extent25pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.ispartofEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectEndpt_BR
dc.subjectPlatept_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectArrastopt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO DE UM DISPOSITIVO DE PONTA DE ASA PARA UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO APLICADO À COMPETIÇÃO SAE BRASIL AERODESIGNpt_BR
dc.typeArtigos (TCC)pt_BR
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