Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/736
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ANÁLISE DA LANÇA DE UM MECANISMO DE ELEVAÇÃO DE CHAPAS METÁLICAS PARA ALIMENTAÇÃO DA MESA DO SISTEMA DE CORTE PLASMA
Autor (es): Faber, Gean Carlos
Orientador(es): Salvador, José Luiz
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: Este projeto tem como objetivo a análise de uma lança de um mecanismo de elevação de cargas para alimentação de uma mesa de corte a plasma a qual, poderá ser instalado na empresa Metalúrgica Engenhaço na cidade de Araranguá. Com intuito de facilitar a alimentação deste equipamento buscando atender as normas de Segurança do Trabalho, o projeto conta com uma lança em Viga “I”, na qual será instalado um dispositivo de carro de carga que irá facilitar o posicionamento do material a ser transportado, o sistema conta ainda com uma talha elétrica com capacidade de uma tonelada. Foi realizado um estudo da norma ABNT NBR 8400 para se ter conhecimento dos coeficientes de majoração e dos procedimentos que ela determina. Calculados o momento de inércia que satisfaz a flecha máxima estabelecida pela norma e o módulo de resistência em função da tensão admissível, selecionou-se utilizando uma tabela da Gerdau, o perfil W310x32,7. Os resultados mostraram-se seguros, mas novos estudos serão necessários para completar o dimensionamento da lança.
Palavras-chaves: Elevação
Transporte
Tensões
Normas
Ergonomia
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2021
Numero de páginas: 22
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gean Carlos Faber.pdf848,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.