Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/738
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: DESEMPENHO E VIDA ÚTIL DE BROCAS HELICOIDAIS DE AÇO RÁPIDO NO PROCESSO DE FURAÇÃO EM FERRO FUNDIDO NODULAR GGG50
Autor (es): Teixeira, Gustavo dos Santos
Orientador(es): Daleffe, Anderson
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: O processo de furação ainda é um dos processos mais utilizados no setor industrial, onde praticamente qualquer produto, independente da aplicação, possui pelo menos um furo. O objetivo do estudo foi avaliar o desgaste provocado por uma broca de aço rápido com geometria definida em uma placa de ferro fundido nodular GGG50, estabelecendo uma análise do resultado do processo (desvio dimensional) e uma vida útil da ferramenta para interpretar a viabilidade da reafiação das brocas helicoidais. Foram determinadas duas condições com parâmetros de corte distintos, sendo a condição 1 com vc=32 m/min, fn=0,09 mm/rot e profundidade de furação de 30 mm e a condição 2 vc=32 m/min, fn=0,13 mm/rot e profundidade de furação de 30 mm e realizados ensaios de furação em um corpo de prova com dimensões de 495 x 235 x 60 mm em um material do grupo dos ferros fundidos nodulares. No primeiro momento, quatro paradas de máquinas foram estabelecidas para avaliar o desgaste do flanco principal e a geometria da furação da placa, os dados foram obtidos através de um sistema integrado de aquisição de dados. Posteriormente, outro ensaio foi realizado para determinar o teste de fim de vida estabelecendo uma relação de desgaste do flanco com o comprimento usinado. Todos os procedimentos foram realizados com ferramentas novas, e após o processo de reafiação para estabelecer uma comparação. Os resultados indicaram um aumento de desgaste e desvio geométrico decorrente do aumento de avanço da ferramenta e um pior desempenho das brocas após o processo de reafiação. Os fatores que podem ser citados para evidenciar seriam o aumento de temperatura no processo e as estruturas metalográficas da ferramenta e do material corpo de prova. Os gráficos também indicam que as brocas helicoidais reafiadas estabelecem uma vida útil menor que as brocas novas, porém a pouca diferença representada pelas curvas torna o processo válido, conseguindo executar o processo de afiação repetidamente.
Palavras-chaves: Reafiação
Desgaste flanco
Desvio dimensional
Broca de aço rápido
GGG50
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2021
Numero de páginas: 26
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo dos Santos Teixeira.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.