Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/740
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE CONDICIONADORES DE METAIS EM COMPARAÇÃO A UM ÓLEO LUBRIFICANTE NO DESGASTE DE UM AÇO SAE 1045
Autor (es): Rosso, Leonardo Spilere
Orientador(es): Costa, Adelor Felipe da
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: O condicionador metálico é usado na indústria, inclusive automobilística, para potencializar o efeito do óleo lubrificante. A aplicação do condicionador tende a melhorar os aspectos relacionados à redução de atrito e desgaste, redução de custos de manutenção e aumento da confiabilidade dos sistemas. O presente estudo visa comparar o desgaste por deslizamento de metais, utilizando-se o lubrificante puro SAE 5W30 e com adição de dois condicionadores de metais encontrados no mercado, em relação à massa do referido lubrificante. Os ensaios foram realizados em um tribômetro, na configuração pino sobre disco, onde os pinos eram esferas de aço SAE 52100 e os discos de aço SAE 1045. Foram realizadas três condições de estudo para o presente trabalho, uma utilizando o lubrificante sintético SAE 5W30 puro e outras duas na mistura do lubrificante em proporções de massa de 3%, 5% e 7% para cada condicionador de metais. Todas as condições foram avaliadas com uma carga de 40 N e com uma distância de deslizamento de 1000 m, sendo que, para a adição dos lubrificantes, utilizou-se uma seringa. O coeficiente de atrito e a força tangencial de atrito foram monitorados durante todo o ensaio de deslizamento e, após a realização dos ensaios, foram avaliadas as superfícies das amostras para a obtenção de dados relacionados ao desgaste. Com a avaliação feita para cada amostra, obteve-se um resultado positivo referente ao uso do condicionador de metais em relação à utilização do lubrificante puro, sendo que o condicionador de metais “A” se mostrou mais eficiente que o condicionador de metais “B”.
Palavras-chaves: Tribologia
Lubrificação
Condicionador de metais
Ensaio de deslizamento
Desgaste
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2021
Numero de páginas: 29
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leonardo Spilere Rosso.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.