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Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ANÁLISE ARQUETÍPICA DA NAT, MASCOTE DA MULTINACIONAL DE COSMÉTICOS NATURA, ATRAVÉS DE SUA CONTA NO TWITTER
Autor (es): Silva, Brandon Machado da
Orientador(es): Lima, Vanessa Wendhausen
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: Os arquétipos podem ser vistos como representações do inconsciente coletivo que influenciam em nossas decisões, pois estão ligados aos nossos desejos e motivações mais básicas. São utilizados em narrativas que percorrem toda a cultura, desde mitos até a comunicação de marcas presentes no cotidiano. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo identificar qual arquétipo está ativo na mascote Nat, que representa a multinacional de cosméticos Natura através de sua conta no Twitter. Para isso se fez necessário um estudo de marcas, mascotes, mídias sociais e arquétipos, com base em teorias de autores como Mark e Pearson (2003), Jung (2000) e Cardozo (2004), a fim de entender os conceitos e o contexto em que se encontra o objeto de estudo da investigação. Após execução da análise de conteúdo, baseada no método de Bardin (2011), é possível afirmar que a personagem Nat possui forte influencia do arquétipo do sábio, considerando-se assim que o mesmo está ativo na mesma. Então, esse trabalho demonstra através de técnicas de exploração de conteúdo, que pode-se utilizar da teoria arquetípica para descobrir tendências na narrativa de uma marca, ajudando a entender e até mesmo aprimorar sua personalidade, gerando maior identificação com seu público.
Palavras-chaves: Mascote
Arquétipos
Mídia Social
Natura
Marca
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2021
Numero de páginas: 30
Área do Conhecimento: Design Gráfico
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

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