Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/598
Tipo de Obra: | Artigos (TCC) |
Título: | A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DE RPG |
Autor (es): | Silva, Ingrid Maiara da |
Orientador(es): | Vicentin, Rodrigo Casteller |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso. |
Resumo em Português: | O design está presente nas mais diversas áreas, quando aliado aos jogos, é capaz de colaborar com a disseminação de ideias. O presente artigo busca trabalhar os conceitos do design de jogos e gamificação de RPG, e aplicá-los em um jogo focado na representatividade negra. Neste sentido, objetiva-se criar um jogo no estilo RPG, trazendo personagens baseados na cultura do povo negro. Para os objetivos específicos, busca-se ampliar o debate sobre luta, identidade e cultura negra; aprofundar o debate sobre jogos e gamificação de RPG; e contribuir para a disseminação da cultura negra. Com base no método consolidado de Mörshbächer, criou-se um jogo de RPG inspirado em elementos da cultura negra, utilizando-se do protagonismo negro. Portanto, a pergunta problema foi respondida, resultando na conclusão de que é possível aplicar o design de jogos como ferramenta de disseminação da cultura negra, bem como promover a representatividade através de narrativas e construção de personagens. Dando abertura para novas pesquisas nesse sentido. |
Palavras-chaves: | Cultura Identidade negra Representatividade RPG |
Idioma: | Português |
Data do documento: | Dez-2021 |
Numero de páginas: | 37 |
Área do Conhecimento: | Design Gráfico |
Aparece nas coleções: | Artigo de TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ingrid Maiara da Silva.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.