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http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/735
Tipo de Obra: | Artigos (TCC) |
Título: | ANÁLISE COMPARATIVA DA UTILIZAÇÃO DE AR COMPRIMIDO OU NITROGÊNIO EM AMORTECEDORES PRESSURIZADOS. |
Autor (es): | Albino, Gabriel Felipe |
Orientador(es): | Costa, Adelor Felipe Da |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso. |
Resumo em Português: | Este trabalho tem como objetivo analisar os resultados de eficiência da pressurização do amortecedor FOX FLOAT 3 utilizando ar comprimido (atmosférico) ou nitrogênio como fluido de amortecimento e dissipação de energia cinética. O uso do nitrogênio é justificado por ser um gás ao qual reage menos a mudança de pressão e temperatura, buscando então no decorrer de uma competição diminuir a variação na pressão do amortecedor decorrente das solicitações da pista e do sistema de suspensão, consequentemente aumentando o desempenho do veículo baja SATC Carvoeiro. Já o ar comprimido é formado por uma mistura de gases e partículas sólidas em sua composição e reage a temperatura, pressão e volume. No decorrer de uma carga de estresse o ar comprimido acaba perdendo eficiência em seu desempenho pelo aquecimento. A metodologia consiste em desenvolver e projetar uma bancada hidráulica e instrumental para o estudo do comportamento e desempenho do amortecedor, comprovando através de experimentos a real vantagem do uso de nitrogênio nos mesmos, analisando fatores como temperatura, pressão e deslocamento. Foram observados desafios na coleta de dados, forçando a elaboração de um equipamento com a finalidade de extrair valores de pressão e deslocamento para o estudo de caso. |
Palavras-chaves: | Amortecedores FOX FLOAT Nitrogênio Ar comprimido Suspensão Veículo Off road |
Idioma: | Português |
Data do documento: | Dez-2021 |
Numero de páginas: | 26 |
Área do Conhecimento: | Engenharia Mecânica |
Aparece nas coleções: | Artigo de TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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