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Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: A ATUAÇÃO DO JORNALISTA NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO: UM ESTUDO DE CASO DE AGÊNCIA NO SUL DE SANTA CATARINA
Autor (es): Valcanaia, Eduardo Indalêncio
Orientador(es): Vitali, Marli Paulina
Descrição: TCC do Curso de Jornalismo
Resumo em Português: Este trabalho tem como objetivo geral compreender a atuação do jornalista na produção de conteúdo no sul de Santa Catarina. Inicialmente, buscou-se entender o que é o marketing de conteúdo e o jornalismo digital, utilizando como referências Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), Moraes (2018), Politi (2023), Kawamoto (2003), Canavilhas (2001), entre outros autores. Os objetivos específicos foram: quais características jornalísticas se encaixam na criação de conteúdo, contabilizar o número de jornalistas em cada agência e identificar as aproximações e distanciamentos entre o jornalismo e a produção de conteúdo no marketing digital. A pesquisa desenvolvida é de natureza básica, trazendo novos conhecimentos para a área da comunicação, sendo fundamentada nas ideias de Rauen (2015). Sua abordagem é qualitativa, coletando dados a partir de questionários, de objetivo exploratório, utilizando bases fundamentadas para chegar a uma conclusão. Foram utilizados questionários com perguntas distintas para gestores de agências e jornalistas que atuam na produção de conteúdo dentro de agências, com foco em atingir os objetivos. A partir das respostas, foi identificado que existem características jornalísticas importantes para criação de conteúdo, como: boa escrita, saber contar histórias, copywriting, boa apuração e interpretação de informações do briefing, entendendo que o jornalista é e pode ser um ótimo produtor de conteúdo para o marketing digital. No entanto, ainda não é visto desta maneira por boa parte dos entrevistados. Cinquenta por cento dos gestores de agências apontaram ter de um a três jornalistas atuando na produção de conteúdo, mas os publicitários seguem sendo maioria dentro de agências de marketing para criação de conteúdo. Identificou-se também, que existem aproximações e distanciamentos entre o marketing de conteúdo e o jornalismo digital, mas o lado positivo se mostrou mais presente.
Palavras-chaves: Jornalismo
Criação de Conteúdo
Jornalista Multimídia
Marketing Digital
Idioma: Português
Data do documento: 15-Dez-2023
Numero de páginas: 25
Área do Conhecimento: Jornalismo
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

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