Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/457
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: VINTE E SEIS MAIS UM: A REPRESENTAÇÃO DO ROCK NA MARCA CUP NOODLES
Autor (es): Topanotti, Leonardo Henrique
Orientador(es): Formentin, Claudia Nandi
Descrição: Artigo de curso
Resumo em Português: Tomando como base os reflexos que as culturas têm em nossa sociedade e como elas caracterizam nossa maneira de nos comportarmos, levando em consideração a sua construção em nosso inconsciente desde o nascimento do indivíduo, sendo somado com conhecimentos empíricos ao longo da vida, este projeto vem analisar e identificar as estratégias de representação das crenças populares na propaganda, de forma a entender qual a influência no público que esta estratégia pode agregar às marcas que possuam este planejamento. Para tanto, este trabalho vem analisar uma campanha da marca Cup Noodles, onde a mesma comemora, em 2019, seus 27 anos no Brasil. O material analisado utiliza-se de uma abordagem diferente da usual, sendo o contexto o Rock In Rio. A marca trouxe o tema Rock para a sua ação publicitária, usando de referências e elementos trazidos do universo Rock N’ Roll, explorando assim, a construção dessa contracultura, que, por meio da juventude, tomou forma e se ampliou através dos anos. Em 2019 a empresa traz dois filmes, o primeiro sendo a peça original e o segundo uma adaptação do anterior, onde adota a ideia da “maldição dos 27 anos do Rock”, baseados na ideia de que muitos artistas deste gênero musical morreram no ano em que completaram 27 anos e ficaram conhecidos como o “Clube dos 27”. Por isso, na segunda peça analisada a marca altera o número 27 para 26+1 anos. Usando neste artigo as ideias de cultura, representação de Stuart Hall (2016) e propagabilidade de Henry Jenkins, Sam Ford e Joshua Green (2014) conclui-se que a utilização das culturas estabelecidas de um público em uma campanha publicitária, gera uma eficiente conexão entre marca e este mesmo público-alvo, tornando os resultados desejados, mais efetivos.
Palavras-chaves: Representação
Rock
Crenças populares
Cup Noodles
Idioma: Português
Data do documento: 9-Dez-2020
Numero de páginas: 23
Área do Conhecimento: Publicidade e propaganda
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VINTE E SEIS MAIS UM A REPRESENTAÇÃO DO ROCK NA MARCA CUP NOODLES - VERSÃO FINAL - LEONARDO TOPANOTTI.pdf739,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.