Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/502
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ANÁLISE DE VIABILIDADE ENTRE ESTRATÉGIA DE CORTE COMUM E WAVE FORM NO FRESAMENTO DE CAVIDADES FECHADAS EM MOLDES DE ALUMÍNIO
Autor (es): Durante, Rodrigo Mateus
Orientador(es): Marques, Clauber Roberto Melo
Descrição: Artigo de TCC do curso de Engenharia de Mecatrônica.
Resumo em Português: A indústria metalúrgica é classificada como indústria de bens de produção, a qual tem por finalidade transformar metais em peças. A usinagem é a operação mais importante para esta transformação, pois ela dará forma ao produto final, sendo este um dos processos de fabricação mais importante na atualidade. Em contrapartida é uma operação complexa, com alto custo e longos tempos de operação. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a diferença entre estratégia de corte comum e wave form de cavidades fechadas em moldes de alumínio, visando verificar a qualidade do corte, aumentar a taxa de remoção do material e reduzir o tempo de usinagem. Para isto foram realizados testes em relação ao tempo total de usinagem, de rugosidade em ambos os métodos e de acabamento de forma visual. Os resultados demonstraram que a estratégia de corte Wave Form tem influência direta na diminuição do tempo da produção, neste caso alcançando significativos 79,29% em relação ao método comum.
Palavras-chaves: Alumínio
Fresamento
Usinagem
Estratégia de corte
Wave Form
Idioma: Português
Data do documento: Ago-2021
Numero de páginas: 21
Área do Conhecimento: Engenharia de Mecatrônica
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Mateus Durante.pdf991,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.