Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rui Jrunior Fenilli da-
dc.contributor.authorCavaler, Luiz Carlos de Cesaro-
dc.date.accessioned2023-04-27T18:07:34Z-
dc.date.available2023-04-27T18:07:34Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/546-
dc.description.abstractA impressão 3D ou manufatura aditiva, também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de manufatura aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. Este processo ganhou espaço no mercado mundial pela sua rapidez na fabricação de peças e quando comparado com outros processos de fabricação como usinagem e fundição tem se uma redução no consumo de matéria prima, pelo pouco ou quase nenhum desperdício na produção de peças. No processo de impressão de peças utiliza-se a linguagem CAD (Computer Aided Design) e CAM (Computer Aided Manufacturing) para realizar as impressões tridimensionais. Desde a primeira impressora 3D ter sido criada nos anos 80 esta prática vem se aperfeiçoando e ganhando espaço no mercado, podendo realizar atualmente impressões com mais de 250 materiais diferentes, entre eles: titânio, plástico, vidro entre outros. Dentre tantas possibilidades de uso, identificou-se que os toolings, dispositivos que auxiliam na usinagem de peças afim de reduzir o tempo de fabricação, são ferramentas possíveis de serem obtidos a partir do uso de impressão 3D. Atualmente os toolings são fabricados em alumínio aeronáutico. Com base neste cenário, o objetivo desta pesquisa é realizar o estudo do comportamento mecânico de dois materiais poliméricos: Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS), Ácido Poliláctico (PLA) obtidos por impressão 3D do tipo FDM (Fused Deposition Modeling) e compará-los ao de alumínio da liga 7075-T651 a fim de identificar potencialidades de substituição do material original. Corpos de prova dos polímeros foram impressos e caracterizados por tração, compressão, abrasão e impacto tipo charpy. Em uma bancada fabricada especialmente para simular o envelhecimento, as amostras poliméricas de ABS e PLA, foram imersas e submetidas a um jato, utilizando-se um fluido de corte similar ao empregado na usinagem de peças aeronáuticas. O objetivo desse experimento é identificar a influência deste fluido sobre as propriedades mecânicas dos polímeros em estudo.Os resultados encontrados após os ensaios mecânicos mostram que o fluido de corte utilizado para o experimento de envelhecimento alterou as propriedades mecânicas dos polímeros. Em relação ao PLA teve um aumento na sua tensão máxima e de ruptura e manteve-se estável em relação ao escoamento e, o ABS teve uma diminuição na sua tensão máxima, aumento na tensão de ruptura e tensão de escoamento.pt_BR
dc.format.extent23pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherDr. Luiz Carlos de Cesaro Cavalerpt_BR
dc.relation.ispartofEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectFDMpt_BR
dc.subjectManufatura Aditivapt_BR
dc.subjectUsinagem,pt_BR
dc.titleCARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS FABRICADOS POR MANUFATURA ADITIVA PARA EMPREGO EM DISPOSITIVOS DE USINAGEM DE PEÇAS AERONÁUTICASpt_BR
dc.typeArtigos (TCC)pt_BR
dc.description.abstractFL3D printing or additive manufacturing, also known as rapid prototyping, is a form of additive manufacturing technology where a three-dimensional model is created by successive layers of material. This process has gained space in the world market due to its speed in the manufacture of parts and when compared with other manufacturing processes such as machining and casting has become a reduction in the consumption of raw material, by little or almost no waste in the production of parts. In the process of printing parts, the CAD (Computer Aided Design) and CAM (Computer Aided Manufacturing) language are used to perform three-dimensional prints. Since the first 3D printer was created in the 1980s this practice has been improving and gaining space in the market, and can currently perform prints with more than 250 different materials, including: titanium, plastic, glass between other. Among so many possibilities of use, it was identified that toolings, devices that assist in the machining of parts in order to reduce manufacturing time, are tools possible to be obtained from the use of 3D printing. Currently the toolings are manufactured in aeronautical aluminum. Based on this scenario, the objective of this research is to conduct the study of the mechanical behavior of two polymeric materials: Acrylonitrile Butadiene Styrene (ABS), Polylactic Acid (PLA) obtained by FDM type 3D printing (Fused Deposition Modeling) and compare them to the aluminum alloy 7075-T651 in order to identify replacement potentialities of the original material. Polymer specimens were printed and characterized by traction, compression, abrasion and charpy impact. On a bench specially manufactured to simulate aging, the polymeric samples of ABS and PLA, were immersed and subjected to a jet, using a cutting fluid similar to that used in the machining of aeronautical parts. The objective of this experiment is to identify the influence of this fluid on the mechanical properties of the polymers under study. The results found after the mechanical tests show that the cutting fluid used for the aging experiment changed the mechanical properties of the polymers. Compared to PLA, there was an increase in its maximum and ultimate stress and remained stable in relation to yield, and ABS had a decrease in its maximum stress, increase in failure and yield stress.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUI JUNIOR FENILLI DA SILVA.pdf459,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.