Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/550
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE ENGENHARIA MECÂNICA NA ÁREA DE PESQUISA EM UMA EMPRESA DE USINAGEM E PROJETOS
Autor (es): Moreira, Eluana Mariele Turazzi
Orientador(es): Bilessimo, Luciano Dagostin
Descrição: Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade SATC, como requisito parcial à obtenção do título de Engenheiro Mecânico.
Resumo em Português: A indústria metal mecânica exige cada vez mais o desenvolvimento dos processos de fabricação, principalmente a modernização das máquinas operatrizes e a evolução constante das ferramentas de corte. Diversos componentes mecânicos são fabricados através do processo de usinagem que consiste em remover uma camada de material da superfície da peça utilizando ferramentas de corte. Todos os processamentos de metais brutos na forma de tarugo, em uma variedade de formatos, com geometria e usabilidade são obtidos através dos processos de fabricação mecânica. Dentre esses processos podemos dividi-los em convencionais e não convencionais. Os convencionais convencionam classificar aqueles em que há uso de ferramentas que removem material metálico de sua superfície ou núcleo (remoção de cavaco) ao passo que nos processos não convencionais, não há remoção de cavaco. Nestes últimos podemos citar a eletro erosão, os cortes por jato de água ou LASER e os fluxos abrasivos. No presente relatório nos concentraremos nos processos convencionais, principalmente o torneamento, fresamento e furação, enfatizando procedimentos para minimizar os desgastes de ferramenta. Será descrito neste relatório todas as atividades da empresa e seu maquinário além dos estudos e aplicações desenvolvidas durante o estágio para melhorar a eficiência nos processos de usinagem.
Palavras-chaves: Usinagem de metais
Ferramentas
Materiais
Idioma: Português
Data do documento: Jul-2020
Numero de páginas: 20
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eluana Mariele Turazzi Moreira T.pdf625,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.