Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/551
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE ENGENHARIA MECÂNICA COM ÊNFASE NA INSTALAÇÃO E PARAMETRIZAÇÃO DE UMA MÁQUINA CNC DE CORTE PLASMA E OXICORTE PARA PEÇAS EM AÇO CARBONO.
Autor (es): Kauling, Fernando Leopoldo
Orientador(es): Marcello, Reginaldo Rosso
Descrição: Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade SATC, como requisito parcial à obtenção do título de Engenheiro Mecânico.
Resumo em Português: As máquinas e os equipamentos em geral precisam estar alinhados geometricamente e nivelados para poderem operar de forma adequada e com o máximo de eficiência. O alinhamento geométrico pode ser compreendido como sendo a relação existente entre os planos geométricos (x, y, z) de todos os elementos constituintes de uma estrutura em geral. A importância do alinhamento geométrico reside no fato de que deve haver harmonia entre os diversos conjuntos mecânicos existentes, pois os mesmos estão submetidos a executarem movimentos relativos entre si para que o todo funcione de modo eficaz. Caso haja falhas no processo de instalação ou montagem alguns componentes irão causar o comprometimento dos elementos em termos de exatidão e durabilidade. O que se desenvolveu no período de estágio foi à correta instalação de uma máquina CNC de corte plasma e oxicorte empregando as técnicas de alinhamento geométrico bem como o uso de instrumentos de medição adequados para a devida finalidade. Posteriormente ao nivelamento geométrico procedeu-se o ajuste dos parâmetros de corte referente às necessidades conforme as variações geométricas das peças em virtude da espessura das chapas de aço empregadas, totalizando os testes de corte e confrontando com os valores métricos obtidos das peças produzidas.
Palavras-chaves: Aço carbono
Alinhamento geométrico
CNC
Parametrização
Idioma: Português
Data do documento: Jul-2020
Numero de páginas: 23
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernando Leopoldo Kauling.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.