Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/564
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE ENGENHARIA MECÂNICA NA ÁREA DE PROCESSOS DE FUNDIÇÃO
Autor (es): Casagrande, Pedro Augusto Smielevski
Orientador(es): Marcello, Reginaldo Rosso
Descrição: Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade SATC, como requisito parcial à obtenção do título de Engenheiro Mecânico.
Resumo em Português: Para a fabricação de peças fundidas requer um projeto de fundição bem desenvolvido e para isso na empresa se faz uso de um software de simulação, o primeiro passo é a modelagem 3D das peças a serem fundidas. Após a modelagem, desenvolve-se o projeto de alimentação, que consiste no dimensionamento e escolha dos acessórios de fundição, tais como: luvas, resfriadores, levando em conta fatores como contração do material, pontos quentes das peças e acabamento superficial exigido. Após o projeto efetua-se o cadastramento dos produtos intermediários, que são moldes e machos, nos moldes deve-se relatar o tipo de areia, setor de moldagem, número de figuras, pintura, peso e os insumos utilizados que são as luvas e no cadastramento do macho deve-se relatar a quantidade de macho diferentes que compõem esse projeto e a quantidade utilizada de cada macho, o tipo de areia, o processo, a pintura e o peso do macho. Portanto o presente relatório consiste em relatar as principais atividades a serem desenvolvidas, dentre elas: Executar atividades relacionadas a projetos de alimentação de modelo, auxiliar no levantamento de dados de processo para análise de indicadores, elaboração de desenhos em software de modelagem 3D. Neste período de estágio ficou evidente o quanto as disciplinas da faculdade foram fundamentais para a execução das mais variadas tarefas realizadas.
Palavras-chaves: Fundição
Modelagem 3D
Indicadores
USIPE – Fundidos e Usinados
Idioma: Português
Data do documento: Jul-2020
Numero de páginas: 24
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Augusto Casagrande T.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.