Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/634
Type of Work: Artigos (TCC)
Title: DESIGN EDITORIAL SOCIAL: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA NA LEITURA DE LIVROS ADAPTADOS PARA DEFICIENTES VISUAIS
Authors: Américo, Tainara Michels
Advisor: Medeiros, Diego Piovesan
Description: Trabalho de conclusão de curso.
Abstract: O objetivo deste estudo é apresentar diretrizes para o desenvolvimento de projetos gráficos, baseadas nas ferramentas utilizadas no Design Editorial para produção de materiais inclusivos. Foram realizadas entrevistas com deficientes visuais para entendimento das dificuldades enfrentadas por eles na leitura, buscando apresentar a importância da geração de projetos voltados para inclusão social. A pesquisa apresenta o design universal para complementação e entendimento do design como uma ferramenta geradora de produtos para todos. E utilizando do design como um comunicador social, que busca uma igualdade perante o ensino e alfabetização. Além disso são apresentadas ferramentas já existentes dentro do Design Editorial utilizadas para o desenvolvimento de materiais mais inclusivos. Este artigo se torna importante devido à falta de materiais a respeito em como gerar produtos voltados às necessidades de deficientes, sendo assim uma ferramenta de estudo e compreensão acerca do assunto. Foi possível a conclusão desse objetivo identificando diretrizes a partir das entrevistas e da base de fundamentação apresentada ao decorrer do trabalho. Tornando-se assim um material relevante para projetos futuros que buscam alcançar o público de deficientes visuais dentro do design editorial podendo solucionar hoje as dificuldades que estes indivíduos possuem para ter acesso a informações.
Keywords: Design Editorial
Inclusão social
Deficientes visuais
Design Universal
Language: Português
Issue Date: Dec-2020
Number of Pages: 26
Field of Knowledge: Design Gráfico
Appears in Collections:Artigo de TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tainara Michels Américo.pdf274,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.