Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/640
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: ESTUDO PARA A INCORPORAÇÃO DE REJEITO FINO DE CARVÃO MINERAL NA MASSA DA CERÂMICA VERMELHA
Autor (es): Rebelo, Wagner Benedet
Orientador(es): Smaniotto, André Luiz A
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: Diante dos problemas que envolvem a geração e o manejo dos rejeitos provenientes do processo de beneficiamento do carvão, tanto nos aspectos ambientais quanto econômicos, estudou-se maneiras de encontrar usos a este material que é atualmente descartado pelas empresas carboníferas. Neste sentido, optou-se por averiguar o seu comportamento junto a massa da cerâmica vermelha. Para isso, foram desenvolvidas sete formulações em laboratório, adicionando diferentes percentuais de rejeito junto a massa da cerâmica vermelha, com a confecção de 21 corpos-de-prova para cada formulação, queimando-os sob três faixas de temperatura, a 750°C, 800°C e 850°C. Além das formulações, preparou-se peças sem qualquer adição de rejeito, preservando a massa original utilizada na indústria, com o objetivo de comparar os resultados das formulações com a massa padrão. A fim de compreender o comportamento entre ambos os materiais e os fenômenos que neles podem ocorrer, foram realizadas análises químicas, sob ensaio de FRX e mineralógicas, sob ensaio de DRX. Para a validação do estudo e a possível aplicação de rejeito, foram realizados ensaios cerâmicos padrões, tais como a retração de queima, absorção de água e resistência mecânica. Como se trata de rejeito de carvão, foram realizados ensaios ambientais de corrosividade, reatividade, lixiviação e solubilização. Os resultados dos ensaios em laboratório mostraram que é possível a utilização de rejeito fino de carvão em massa cerâmica vermelha em alguns percentuais, sendo a formulação com 2,5% de rejeito, a que apresentou o melhor desempenho, inclusive superior ao da amostra padrão. No quesito ambiental, tanto a amostra padrão quanto a melhor formulação foram classificadas como resíduo não perigoso, classe II-A (não inerte).
Palavras-chaves: Rejeito fino do carvão
Massa cerâmica
Formulações
Ensaios
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2022
Numero de páginas: 28
Área do Conhecimento: Engenharia de Minas
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wagner Benedet Rebelo - Artigo - Aproveitamento de Residuos de Carvao, versão corrigida.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.