Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/701
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: VALIDAÇÃO DE UM VASO DE PRESSÃO POR MÉTODO E CÁLCULO CONFORME A ASME SEÇÃO VIII E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS E DESTRUTIVOS
Autor (es): Alves, Geovani Dal Molin
Orientador(es): Costa, Adelor Felipe da
Descrição: O vaso de pressão é um reservatório que apresenta dimensionamento customizado a cada utilização especificada, mas que, em geral, destina-se ao armazenamento de fluidos, sejam líquidos ou gasosos, em pressão diferente da atmosférica e que são utilizados em diversos setores da indústria em geral. Realizar uma metodologia de testes não destrutivos e destrutivos em um equipamento, através dos cálculos de Pressão Máxima de Trabalho Admissível seguindo normas internacionais de fabricação e normas nacionais de segurança e procedimento dos testes realizados. Levantamento de dados e ensaios não destrutíveis; Memorial de Cálculo; Teste Destrutivos para validação dos Cálculos e dados coletados.
Resumo em Português: O estudo realizado é referente a normas técnicas nacionais e internacionais relacionado a vasos de pressão. Estes dispositivos são reservatórios que em geral destinam-se para o armazenamento de fluidos líquidos ou gasosos, sendo que sua pressão interna é maior que a pressão atmosférica e que são utilizados em diversos setores da indústria em geral. A norma internacional utilizada para esse estudo foi a ASME Seção VIII, Divisão 1 onde, a mesma serve de parâmetro para a produção da grande parte desses equipamentos, utilizando-a para definição de metodologias de fabricação, cálculos de pressão máxima e espessura mínima, ensaios de validação e metodologias de inspeções. Já em âmbito nacional, a norma utilizada para regulamentar os vasos de pressão é a Norma Regulamentadora número 13. A NR-13 como é denominada determina critérios técnicos de instalação, operação, inspeção e manutenção. O equipamento avaliado nesse estudo, foi um reservatório de ar comprimido, que não possuía placa de identificação e nenhum histórico de fabricação e inspeções. Foi realizado cálculos e ensaios no equipamento para a definição da sua Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA), e após os cálculos de pressão máxima, foi definido a realização do teste hidrostático. Esse ensaio abrange as duas normas citadas acima para validação e liberação do equipamento para comercialização e utilização no ambiente fabril. Para a metodologia do teste hidrostático foi utilizada uma outra norma nacional a N-2688, uma norma da Petrobras que define os critérios para determinação das condições a serem utilizadas na execução de teste de pressão.
Palavras-chaves: Segurança
Normas Técnicas
Manutenção
Idioma: Português
Data do documento: 22-Jun-2023
Numero de páginas: 25
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica, Vaso sob pressão
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2 - Geovani Dal Molin Alves - Engenharia Mecânica - rev 01.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.