Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/712
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA MÁQUINA AFIADORA DE BROCAS COM INSERTOS DE METAL DURO APLICADAS NA EXTRAÇÃO DE CARVÃO MINERAL
Autor (es): Andrade, Jorge Luiz Dutra
Orientador(es): Curi, Elvys Isaías Mercado
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: No ambiente industrial, uns dos maiores desafios enfrentados são a diminuição de custos e redução do tempo dos processos. Na área da mineração, um grande problema das empresas está no setor de afiação de brocas, onde é necessário um operador capacitado e um período considerável de trabalho. Existem máquinas que podem executar esta tarefa de maneira semiautomática, porém apresentam alto custo e ainda requerem um operador. Deste modo, surge a demanda de um equipamento automático, que suporte as condições ambientais extremas da indústria mineradora, aliado a um baixo custo de aquisição e manutenção. Logo, o objetivo deste trabalho é projetar uma máquina de afiar com atuação pneumática, que apresente maior rapidez e precisão que a operação manual e semiautomática. Para desenvolver um projeto de máquina de alta qualidade, se faz necessário aplicar técnicas de engenharia como Desenho Assistido por Computador (CAD), Análise de Modo de Falha (FMEA) e simulações pelo Método de Elementos Finitos (FEA). Utilizou-se de metodologias de projeto que se mostraram cruciais para obter resultados otimizados, trabalhando com as etapas de projeto conceitual, preliminar e detalhado. A ferramenta FMEA se mostrou indispensável para a realização deste trabalho, pois permitiu identificar falhas em tempo hábil de correção no projeto 3D. A aplicação de FEA com o software Ansys® colaborou para garantir que a estrutura suportasse os esforços estáticos e dinâmicos aos quais estará submetida. Aplicando as teorias apresentadas, foi desenvolvido um projeto prático e eficiente, deixando em aberto a possibilidade de trabalhos futuros darem andamento na sua fabricação.
Palavras-chaves: Broca
Afiação
Pneumática
Projeto
Simulação
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2020
Numero de páginas: 22
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jorge Luiz Dutra Andrade.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.