Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/719
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: EFEITO DA REFUSÃO A LASER NAS PROPRIEDADES TRIBOLÓGICAS DA LIGA WC-CoCr DEPOSITADA POR HVOF PARA USO EM SUPERFÍCIES DA PERFURATRIZ HIDRÁULICA - COP 1028
Autor (es): Oliveira, Magno Dias de
Orientador(es): Castro, Richard de Medeiros
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: Equipamentos na mineração são submetidos a condições severas de funcionamento, e tendem a ter defeitos recorrentes no seu mecanismo de desgaste sendo necessário a troca de peças, o que ocasiona um elevado custo as empresas. Outro problema enfrentado é o correto descarte destas. A engenharia de superfície vem propondo novas tecnologias de deposição e revestimentos, buscando uma maior vida útil aos equipamentos e um menor custo as empresas, porém ainda se trata de conceitos relativamente novos, sendo assim, se faz necessário, estudos tribológicos para a melhor compreensão das suas possíveis aplicações. O intuito deste estudo é buscar o maior entendimento do comportamento tribológico de superfícies revestidas com a liga WC-CoCr depositado por aspersão térmica - HVOF, e após o processo de refusão a laser avaliar a difusão nos elementos de liga do substrato, bem como os mecanismos de desgaste. Para esta pesquisa, foram depositadas a liga WC-CrCo por HVOF, usando superfícies fabricadas em AISI 1045 como substrato e, posteriormente foram refundidas por laser com diferentes potências e velocidades, a fim de avaliar a dureza, rugosidade, atrito e os mecanismo de desgaste. Foram obtidas durezas de 1087 HV para a amostra sem refusão, após a refusão teve-se um aumento na dureza para 1313 HV para amostra LR1, porém, ao aumentar a potência, houve um decréscimo na dureza na amostra LR2, ficando com 840 HV. As análises em MEV e EDS mostraram que os substratos são termicamente afetados. As aplicações destes revestimentos tenderam a substituição de tratamentos mais custosos como, por exemplo; o cromo duro, muito usado em hastes de cilindro, além da fácil reparação de um componentes mecânicos quando necessário.
Palavras-chaves: HVOF
WC-CoCr
Refusão a laser
Tribologia
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2020
Numero de páginas: 29
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Magno Dias de Oliveira.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.