Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/725
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM DISPOSITIVO DE PONTA DE ASA PARA UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO APLICADO À COMPETIÇÃO SAE BRASIL AERODESIGN
Autor (es): Costa, Marina de Souza
Orientador(es): Souza, Diego Luiz da Luz de
Descrição: Trabalho de conclusão de curso.
Resumo em Português: Muitas são as pesquisas direcionadas para o aumento da eficiência de aeronaves em geral, do ponto de vista aerodinâmico esse aspecto tende a ser corrigido por meio da minimização das componentes que resultam na força de arrasto. Dispositivos de ponta de asa são frequentemente utilizados em aeronaves comerciais, estes se comportam como uma barreira contra o fluxo transversal nas pontas das asas e contribuem para a redução da componente de arrasto induzido. O trabalho busca desenvolver o projeto de um conjunto de end plates, que serão acoplados a uma aeronave destinada a competição SAE Brasil AeroDesign, com o objetivo de aumentar a eficiência aerodinâmica por meio da redução de arrasto. Para a avaliação de eficiência do dispositivo, verificou-se analiticamente o seu desempenho, em seguida as asas com e sem o conjunto foram simuladas em diferentes ângulos de ataque utilizando o software de simulação fluidodinâmica Ansys. Os resultados das simulações indicam que a asa com o conjunto de end plates possui uma eficiência melhor quando comparada com a asa sem este dispositivo, além de outras características relacionadas ao voo, como o aumento de cerca de 5% no coeficiente de sustentação da aeronave.
Palavras-chaves: Aerodinâmica
End
Plate
Simulação
Arrasto
Idioma: Português
Data do documento: Dez-2021
Numero de páginas: 25
Área do Conhecimento: Engenharia Mecânica
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Souza Costa.pdf724,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.