Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/441
Type of Work: Artigos (TCC)
Title: “VANGUARDS”: ANÁLISE SEMIOLÓGICA DA ESTÉTICA AUDIOVISUAL PUBLICITÁRIA
Authors: Neves, Isabela Rodrigues
Advisor: Gonçalves, Elton Luiz
Description: Artigo de curso
Abstract: Este artigo se propôs a identificar as características semiológicas comunicacionais objetivas da mensagem audiovisual enquanto sistema de signos presentes no filme publicitário “Vanguards” da marca Vans, veiculado através da plataforma de vídeos Youtube. A metodologia de investigação semiológica utilizada para cumprir tal objetivo está fundamentada em Eco (1976), apresentada no livro Apocalípticos e Integrados. Para alcançar o objetivo, inicialmente foi compreendido o audiovisual, como se dá a construção de uma narrativa que seja compreendida pelo receptor e qual a sua importância para a publicidade; em seguida, estudado, os fundamentos da semiologia e os sistemas de códigos e subcódigos que intervém para definir uma mensagem audiovisual (ECO, 1976); foi debatido o conceito de mensagem, e como a mensagem emitida é decodificada pelos seus receptores à vista de seu quadro de referência cultural; e por fim, compreendendo o quadro de referência cultural e como um possível conhecimento limitado e/ou não compartilhado do receptor com emissor, pode levar na interpretação acertada ou imprecisa da significação da mensagem. Após essa compreensão, realizamos a análise do filme publicitário "Vanguards", utilizando a metodologia de investigação proposta; através da identificação, individualização dos códigos e subcódigos percebidos que estão presentes na produção da narrativa do filme analisado. A pesquisa, enfim, interpretou os códigos e subcódigos segundo Eco (1976) que consideramos percebidos na construção da narrativa da mensagem proposta pelo filme publicitário "Vanguards" e o quadro referência cultural utilizado para emitir a mensagem desejada ao seu público consumidor
Keywords: Estética audiovisual
Análise fílmica
Semiologia da Imagem
Mensagem audiovisual
Vans
Language: Português
Issue Date: 10-Dec-2020
Number of Pages: 23
Field of Knowledge: Publicidade e propaganda
Appears in Collections:Artigo de TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Isabela Rodrigues Neves.pdf851,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.