Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/441
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: “VANGUARDS”: ANÁLISE SEMIOLÓGICA DA ESTÉTICA AUDIOVISUAL PUBLICITÁRIA
Autor (es): Neves, Isabela Rodrigues
Orientador(es): Gonçalves, Elton Luiz
Descrição: Artigo de curso
Resumo em Português: Este artigo se propôs a identificar as características semiológicas comunicacionais objetivas da mensagem audiovisual enquanto sistema de signos presentes no filme publicitário “Vanguards” da marca Vans, veiculado através da plataforma de vídeos Youtube. A metodologia de investigação semiológica utilizada para cumprir tal objetivo está fundamentada em Eco (1976), apresentada no livro Apocalípticos e Integrados. Para alcançar o objetivo, inicialmente foi compreendido o audiovisual, como se dá a construção de uma narrativa que seja compreendida pelo receptor e qual a sua importância para a publicidade; em seguida, estudado, os fundamentos da semiologia e os sistemas de códigos e subcódigos que intervém para definir uma mensagem audiovisual (ECO, 1976); foi debatido o conceito de mensagem, e como a mensagem emitida é decodificada pelos seus receptores à vista de seu quadro de referência cultural; e por fim, compreendendo o quadro de referência cultural e como um possível conhecimento limitado e/ou não compartilhado do receptor com emissor, pode levar na interpretação acertada ou imprecisa da significação da mensagem. Após essa compreensão, realizamos a análise do filme publicitário "Vanguards", utilizando a metodologia de investigação proposta; através da identificação, individualização dos códigos e subcódigos percebidos que estão presentes na produção da narrativa do filme analisado. A pesquisa, enfim, interpretou os códigos e subcódigos segundo Eco (1976) que consideramos percebidos na construção da narrativa da mensagem proposta pelo filme publicitário "Vanguards" e o quadro referência cultural utilizado para emitir a mensagem desejada ao seu público consumidor
Palavras-chaves: Estética audiovisual
Análise fílmica
Semiologia da Imagem
Mensagem audiovisual
Vans
Idioma: Português
Data do documento: 10-Dez-2020
Numero de páginas: 23
Área do Conhecimento: Publicidade e propaganda
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Isabela Rodrigues Neves.pdf851,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.