Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/460
Type of Work: Artigos (TCC)
Title: EU NUNCA PEDI UMA BONECA: RECONSTRUINDO SIGNIFICADOS FEMININOS
Authors: Fidelis, Mayara Lidio
Advisor: Formentin, Cláudia Nandi
Description: Artigo de curso
Abstract: Este artigo tem por objetivo analisar a representação do estereótipo feminino na campanha publicitária A Boneca que Nunca Pedi, criada pela marca esportiva Nike em 2019, durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino realizada na França. Foi a primeira vez que o evento foi transmitido no Brasil pela TV aberta. Com ela também surgiram campanhas sobre futebol com mulheres como protagonistas, como é o caso do material a ser analisado neste artigo. A referida campanha conta a história da infância da jogadora brasileira Andressa Alves. Texto e imagem retratam a desconstrução do papel da mulher na sociedade ao exibir signos que caracterizam a quebra de padrões impostos à mulher. Para atingi-lo foi realizada uma pesquisa bibliográfica para contextualizar a história do futebol masculino e feminino, fundamentada em Gustavo Poli e Lédio Carmona (2006), Marcos Guterman (2014), Osmar Moreira de Souza Júnior e Heloisa Helena Baldy dos Reis (2018), seguida da apresentação de conceitos sobre representação e estereótipo, fundamentada em Stuart Hall (2016) e Homi Bhabha (2007) como autores principais. Para a realização desta análise foram utilizados critérios metodológicos, que a caracterizam como uma pesquisa de natureza básica, sendo também construída a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Depois de realizado o estudo observou-se a importância da presença de figuras femininas nas mídias, a fim de criar uma nova linguagem sobre padrões comportamentais das mulheres. O impacto da representação feminina na conquista por espaços mais igualitários, atua também como um símbolo de coragem para outras mulheres. Percebeu-se também como a utilização de certos signos como cores e brinquedos contribuem para desconstruir estereótipos em relação a mulher.
Keywords: Representação
Estereótipo
Copa do Mundo Feminina
Andressa Alves
Language: Português
Issue Date: 9-Dec-2020
Number of Pages: 27
Field of Knowledge: Publicidade e propaganda
Appears in Collections:Artigo de TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Mayara Lidio Fidelis.pdf559,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.