Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/460
Tipo de Obra: Artigos (TCC)
Título: EU NUNCA PEDI UMA BONECA: RECONSTRUINDO SIGNIFICADOS FEMININOS
Autor (es): Fidelis, Mayara Lidio
Orientador(es): Formentin, Cláudia Nandi
Descrição: Artigo de curso
Resumo em Português: Este artigo tem por objetivo analisar a representação do estereótipo feminino na campanha publicitária A Boneca que Nunca Pedi, criada pela marca esportiva Nike em 2019, durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino realizada na França. Foi a primeira vez que o evento foi transmitido no Brasil pela TV aberta. Com ela também surgiram campanhas sobre futebol com mulheres como protagonistas, como é o caso do material a ser analisado neste artigo. A referida campanha conta a história da infância da jogadora brasileira Andressa Alves. Texto e imagem retratam a desconstrução do papel da mulher na sociedade ao exibir signos que caracterizam a quebra de padrões impostos à mulher. Para atingi-lo foi realizada uma pesquisa bibliográfica para contextualizar a história do futebol masculino e feminino, fundamentada em Gustavo Poli e Lédio Carmona (2006), Marcos Guterman (2014), Osmar Moreira de Souza Júnior e Heloisa Helena Baldy dos Reis (2018), seguida da apresentação de conceitos sobre representação e estereótipo, fundamentada em Stuart Hall (2016) e Homi Bhabha (2007) como autores principais. Para a realização desta análise foram utilizados critérios metodológicos, que a caracterizam como uma pesquisa de natureza básica, sendo também construída a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Depois de realizado o estudo observou-se a importância da presença de figuras femininas nas mídias, a fim de criar uma nova linguagem sobre padrões comportamentais das mulheres. O impacto da representação feminina na conquista por espaços mais igualitários, atua também como um símbolo de coragem para outras mulheres. Percebeu-se também como a utilização de certos signos como cores e brinquedos contribuem para desconstruir estereótipos em relação a mulher.
Palavras-chaves: Representação
Estereótipo
Copa do Mundo Feminina
Andressa Alves
Idioma: Português
Data do documento: 9-Dez-2020
Numero de páginas: 27
Área do Conhecimento: Publicidade e propaganda
Aparece nas coleções:Artigo de TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Mayara Lidio Fidelis.pdf559,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.