Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/461
Tipo de Trabajo: Artigos (TCC)
Título : O MARKETING ESPORTIVO E AS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DE AFETIVIDADE: ESTUDO DE CASO DAS TERCEIRAS CAMISAS DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA
Autor : Zanelatto, Gabriel
Advisor: Gonçalves, Elton Luiz
Descripción : Artigo de curso
Resumen: Considerando a importância do futebol no cenário brasileiro e mundial, o presente artigo trata da relação afetividade entre clube e torcida, especificamente do Sport Club Corinthians Paulista, mostrando essa afetividade através da representação simbólica da terceira camisa. As terceiras camisas tinham como âmbito apenas uma diferenciação e uma maior fonte de renda ao clube, porém, com o passar dos anos elas “ultrapassaram” as quatro linhas e se tornaram uma particular representação social, despertando a afetividade por abordar temas do cotidiano do clube e torcida assim aflorando o desejo de compra de seus adeptos. Com isso o presente artigo foi fundamentado e embasado por meio de referências bibliográficas – estratégias comunicacionais do marketing esportivo no futebol – uma breve história do clube – a relação de afetividade entre clube e torcida – a história dos terceiros uniformes - e a seleção dos uniformes apresentados após o centenário do clube em 2010, pelos quais foram utilizados para fomentar o questionário público, apresentando neste presente artigo. Para identificar essa relação afetiva entre clube e torcida foi criado um questionário público, onde por meio desde, foi possível também identificar os gostos e opiniões dos entrevistados, através de perguntas objetivas e descritivas, assim dando auxílio para a conclusão do questionário. Por fim, foi possível identificar por meio da análise dos resultados e do pesquisador, e com o auxílio dos entrevistados no questionário público, como o Sport Club Corinthians Paulista mantém a relação de afetividade com sua torcida, através dos significados socioculturais explícitos em suas terceiras camisas apresentadas neste presente artigo.
Palabras clave : Marketing Esportivo
Sport Club Corinthians Paulista
Terceira camisa
Representações simbólicas
Futebol
Idioma: Português
Fecha de publicación : 11-dic-2020
Número de páginas : 29
Ámbito de conocimiento: Publicidade e propaganda
Aparece en las colecciones: Artigo de TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ACADÊMICO GABRIEL ZANELATTO.pdf527,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.