Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/571
Type of Work: Artigos (TCC)
Title: O SILÊNCIO NÃO PROTEGE A INFÂNCIA: DESIGN SOCIAL COM FOCO NA EDUCAÇÃO SEXUAL INFANTIL.
Authors: Pereira, Bruna da Silva
Advisor: Vilela, Mateus Dias
Description: Trabalho de conclusão de curso.
Abstract: No momento em que a problemática acerca dos limites das relações as quais as crianças se inserem se torna fator de risco, a Educação Sexual se configura como um movimento de luta pelos direitos da criança em todas as esferas, fornecendo-a seu direito inerente enquanto cidadã de acesso ao conhecimento. Assim, o design social se apresenta como ferramenta com potencial de fomentar mudanças, à medida que o resultado de seus esforços é capaz de promover a conscientização de questões ligadas a sexualidade e os limites de relações socioafetivas. Em pauta, tais aportes teóricos fornecem subsídios para resolução da pergunta problema que versa sobre como o design social pode oferecer subsídios para uma criação gráfica com foco na educação sexual infantil. Para tanto, aprofundou-se na realidade local, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Cocal do Sul. Com a intenção de alcançar o objetivo proposto, fez-se uso da metodologia diamante duplo que resultou na produção de três cartazes – dois deles interativos - e um guia instrutivo para nortear a prática do professor na dinâmica. Destarte, através da linguagem verbo-visual, os conteúdos focaram no conhecimento das partes íntimas e a relação entre os toques afetivos e os toques sexualizados. Tais peças foram validadas pela rede CREAS, e mostraram-se ferramentas favoráveis na propagação de práticas positivas frente a Educação Sexual Infantil.
Keywords: Design Social
Educação Sexual
Primeira Infância
Cartazes
Language: Português
Issue Date: Dec-2021
Number of Pages: 43
Field of Knowledge: Design Gráfico
Appears in Collections:Artigo de TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna da Silva Pereira.pdf3,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.