Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/681
Type of Work: Artigos (TCC)
Title: DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA CAMPANHA AVON PARA TODES
Authors: Leacina, Luiza de Faveri
Advisor: Formentin, Cláudia Nandi
Description: Trabalho de conclusão de curso.
Abstract: A publicidade tem tido um papel de fundamental importância no contexto social. Com ela e por ela tem se abordado temas relevantes para as questões sociais que se apresentam no dia a dia. Ao mesmo tempo que a publicidade aponta para mudanças, essa forma de comunicação também reproduz relações sociais que não são mais condizentes com as demandas sociais contemporâneas. Neste sentido, buscou-se pesquisar sobre a “Desconstrução de estereótipos de gênero na campanha Avon para todes”. A partir da pesquisa bibliográfica e qualitativa, buscou-se entender as questões identitárias e compreender a definição de gênero, o que são estereótipos e o que eles carregam diante da identidade de gênero, linguagem neutra, a diversidade em campanhas de beleza e a campanha “Avon para Todes”. Para fundamentar teoricamente esta pesquisa foram usadas as ideias de Hall (2003) para tratar de identidade e de Butler (2008) no que se refere a identidade de gênero. No que tange ao tema estereótipo os autores que deram base para esta pesquisa foram Homi Bhabha (2007) e Correa e Mendes (2012). Como principais resultados alcançados tem-se a percepção de que a marca Avon buscou romper com certos padrões mercadológicos que, numa perspectiva emancipatória, trata da superação do discurso que reproduz estereótipos na busca de uma publicidade comprometida com as demandas sociais.
Keywords: Estereótipos
Gênero
Publicidade
Avon
Language: Português
Issue Date: Dec-2021
Number of Pages: 23
Field of Knowledge: Publicidade e propaganda
Appears in Collections:Artigo de TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiza de Faveri Leacina.pdf671,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.