Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.satc.edu.br/handle/satc/766
Type of Work: Artigos (TCC)
Title: ANÁLISE SEMIÓTICA DA ADAPTAÇÃO DAS CENAS DO JOGO PARA A SÉRIE THE LAST OF US
Authors: Moraes, Matheus Cachoeira de
Advisor: Medeiros, Diego Piovesan
Description: TCC do Curso de Publicidade e Propaganda
Abstract: Este artigo tem como objetivo identificar os signos em comum na adaptação do jogo para a série The Last Of Us, percebendo a mesma linha narrativa em mídias diferentes. Para esta investigação foram trabalhados autores como Peirce (1991), Santaella (2018) e Xavier (2015), envolvendo assuntos como storytelling e semiótica. Também foi realizado um estudo de caso do jogo “The Last of Us” e sua adaptação audiovisual para a série de mesmo nome lançada na plataforma de streaming HBO Max e pode-se perceber na análise que diversas cenas e signos foram tirados diretamente do material original, sendo que em alguns momentos são utilizadas até as mesmas palavras nos diálogos que foram usadas no jogo. Podendo se perceber pela análise que a fidelidade e competência na adaptação por parte do roteiro, direção de arte e cinematografia são fatores que contribuem muito para o sucesso de uma adaptação audiovisual, pois além de servir para cativar os consumidores da obra original, também são importantes para cativar novos públicos ao apresentar fielmente uma narrativa que já é consolidada em outras mídias.
Keywords: Semiótica
Transmidialidade
The Last of Us
Adaptações
Language: Português
Issue Date: 15-Dec-2023
Number of Pages: 25
Field of Knowledge: Publicidade e Propaganda
Appears in Collections:Artigo de TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matheus Cachoeira.pdf21,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.